Começam as obras para a implantação do biodigestor em Harmonia
Tiveram início na última semana as obras de terraplanagem na área onde será instalado o biodigestor no município de Harmonia. Os serviços são executados pela Miro Construções, empresa contratada pela AE H&T SPE LTDA, investidora do projeto. A área onde o biodigestor será instalado é em Nova Santa Cruz e, conforme os investidores, a previsão é de que logo após a conclusão da terraplanagem, já iniciem os trabalhos de implantação dos equipamentos.
Na última quinta-feira, 31 de outubro, uma comitiva formada por lideranças de Harmonia esteve em audiência com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn. Acompanhados do deputado federal Lucas Redecker, os harmonienses solicitaram apoio para a aquisição de um caminhão para auxiliar no transporte da biomassa.
Segundo o vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira, entre abril e maio do ano que vem a logística entre a empresa e as propriedades rurais de Harmonia precisará estar organizada para o início do transporte da biomassa. “Apresentamos o projeto ao secretário Clair, explicando todo o impacto ambiental e social que o biodigestor irá proporcionar ao Vale do Caí. Por fim, solicitamos apoio do governo estadual para a aquisição de um caminhão”, destaca Leozildo. Para ele, é um marco histórico no município. “Ver estas obras começando, depois de tantos trâmites burocráticos vencidos, é um sonho realizado. Ficamos muito satisfeitos por esse momento e sabemos que com o avançar do projeto, só teremos ganhos”, ressalta.
O biodigestor
A implantação do biodigestor em Harmonia possibilitará a redução do impacto ambiental da criação dos suínos no município e na região, além da ampliação da produção na suinocultura em 30% até 2025 em Harmonia. Além de Harmonia, os municípios de Pareci Novo, Maratá, São José do Sul e Tupandi também são parceiros no projeto. Somada a produção das cinco cidades, a estimativa é que diariamente haja mais de 600 mil litros de biomassa de dejeto de suínos, bovinos, aves poedeiras e resíduos do frigorífico da Cooperativa Ouro do Sul. O investimento total previsto é de R$ 40 milhões, custeado totalmente pela AE H&T SPE LTDA.
0 Comentários