Bombeiros e Prefeitura ajudam a Corsan no trabalho para o retorno da água potável
Além de enfrentar uma grande enchente, que ocasionou enormes prejuízos, a comunidade de Montenegro enfrenta por vários dias a falta de água potável nas torneiras. No dia do aniversário do município, que deveria ser de comemoração pelos 151 anos, a população vive um grande sofrimento.
A Corsan informou, na manhã deste domingo, dia 5, que o abastecimento retornaria de maneira alternada entre os bairros. E que a interrupção no abastecimento era decorrente dos estragos causados pelas cheias no sistema de captação, distribuição e tratamento de água. E que o armazenamento de água em reservatórios ainda estava em recuperação. Também foi informado que o abastecimento estava sendo feito pela Estação de Tratamento 1, que é a antiga, situada na Rua Apolinário de Moraes. E que a ETA mais nova e maior, perto da antiga fábrica da Antarctica, seguia inoperante.
A informação da manhã deste domingo era de que seriam atendidos os moradores da parte baixa da cidade. Depois, com recuperação dos níveis dos reservatórios, seria destinado para as outras regiões. Entretanto, a cidade inteira continua sem água. E não se tem informações e respostas da Corsan Aegea.
Conforme informações da Prefeitura, a Corsan enviou de helicóptero uma nova bomba para captação. E os técnicos da empresa estão trabalhando para restabelecer o abastecimento. Os bombeiros militares e funcionários da Prefeitura também auxiliam na operação de retirada da água que inundou as estações e locais das bombas de captação. Do contrário pode ocorrer a queima do equipamento, ocasionando ainda mais tempo para que volte o abastecimento.
Outro problema é que quando a água volta, a demanda é muito grande, já que está sendo usada na limpeza dos locais atingidos. E aí não é o suficiente para chegar em todos os imóveis, principalmente na parte mais alta. Por isso a solicitação é de uso racionado quando voltar, para que todos possam ter água pelo menos para o consumo próprio das famílias. Muitas pessoas estão sem água até para tomar e cozinhar, além de para necessidades básicas. E devido a grande procura não existe mais água para venda em mercados e distribuidores. Moradores que possuem poços artesianos têm ajudado vizinhos e outras pessoas no fornecimento de água.
Para contato da Corsan os canais de relacionamento com o cliente são: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Caí e Capela
A situação em outros municípios também é bastante difícil. Em São Sebastião do Caí, que vive a maior enchente de sua história, com enormes prejuízos, também falta água potável que é fornecida pela Corsan. E a ETA do Caí ainda fornece água para Capela de Santana, que vive o mesmo drama.
Segundo a Prefeitura do Caí, em contato com a Corsan, a previsão é de retorno de água para amanhã, segunda-feira, mas o consumo deve ocorrer de forma racional.
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