Bebê nasceu no posto de saúde de São Vendelino

Depois de muitos e muitos anos – provavelmente décadas – eis que uma criança nasceu novamente em São Vendelino. Literalmente natural do município, o pequeno Henrico Gael de Moraes veio ao mundo tão apressado, que a mãe Ana Paula Gonçalves Aparecida de Moraes mal conseguiu chegar à UBS local para dar à luz ao seu segundo filho.
O fato curioso e inédito em toda história do posto de saúde do Pequeno Paraíso ocorreu no dia 3 de novembro, uma segunda-feira de tarde. A mãe, que tem 41 anos, conta que teve o primeiro filho 11 anos atrás, e que ele nasceu de cesariana agendada.
E com o segundo filho, não seria diferente. Ela até fez o pré-natal com a médica da UBS, mas já tinha agendado o parto de cesárea com médica particular para o dia 7 de novembro, em Caxias do Sul, quando a gestação fecharia 39 semanas.
Mas as coisas não aconteceram bem conforme o planejado. “Acordei meio estranha naquela segunda-feira, e fui consultar com a ginecologista Gisele de Quadros Cislaghi em torno das 14h, porque já estava com muita dor. Ela constatou que eu estava com dilatação e que o bebê iria nascer naquele dia. Mas eu quis ainda ir até em casa, na Piedade, pegar a mala para ir até Caxias. Só que não deu tempo”, diz, ainda incrédula.
Ana Paula relata que estava de carona com seu pai, e que ele ainda abasteceu o carro e fez outras paradas no caminho. “Acho que esta foi nossa sorte, porque senão eu estaria no meio da estrada para Caxias quando o Henrico nasceu”, desabafa.
“Foi tudo muito rápido. Só deu tempo de voltar até o posto de saúde”, diz, sorrindo. Ela ressalta que imediatamente toda equipe de profissionais foi mobilizada. A médica ginecologista e o médico Paulo Henrique Schmidt Gutierres deixaram de lado as consultas agendadas, e todas as técnicas de enfermagem, os enfermeiros presentes, e até a secretária da Saúde, Laís Koller Dewes – que também é enfermeira – ajudaram no parto.
Em poucos minutos, o choro do bebê ecoou pelo posto de saúde, para alívio da mamãe e de toda equipe, que teve que improvisar e agir com rapidez e eficiência. “Era para ser assim. Graças a Deus, deu tudo certo!”, comemora a mãe, que nunca, nunca imaginou que teria um filho por parto normal e muito menos nesta situação.


Momentos de tensão e felicidade
O filho de Ana Paula e Adevilson nasceu saudável, com 2.805kg. Após o nascimento, foi encaminhado muito rapidamente para o Hospital de Farroupilha, acompanhado pelos dois médicos e mais uma técnica. Lá ainda ficou internado com a mãe por mais dois dias.
Na semana passada, Henrico já esteve no posto de saúde para fazer o teste do pezinho e, claro, foi muito paparicado por toda equipe. Nesta semana, a mãe veio novamente ao posto para fazer a sua reconsulta, e nesta quarta-feira, foi dia de fazer uma consulta com a pediatra Marina S. Crocetta, que, por acaso, é a mesma que a atendeu no hospital.
A satisfação – e alívio! – de toda equipe é evidente. Para as técnicas, essa foi uma experiência bastante diferente da rotina de UBS, assim com para os médicos. “Foi tenso! Eu já tinha feito cesáreas, mas com todos equipamentos e aparelhos disponíveis. Mas parto normal, ainda mais num posto de saúde, foi a primeira vez”, revela o jovem médico Paulo.
“Estamos felizes que deu tudo certo! Toda equipe se mobilizou para ajudar. Enquanto que alguns auxiliaram diretamente, outros trabalharam na retaguarda, dando sequência aos demais atendimentos no posto de saúde. Graças a Deus o menino e a mãe estão bem. Certamente vai ficar na nossa história”, desabafa Laís, entre feliz e ainda perplexa.



0 Comentários