Saúde, Parque das Bergamotas, Política e mais… Confira a coluna do Adejair

SAÚDE PÚBLICA: A morte nos espera

Sou da área da saúde. Quando me formei fiz juramento pela saúde e preservação da vida humana. Por isso, fico triste e indignado com a atual situação que a saúde pública enfrenta. São exames, procedimentos e consultas médicas que levam uma eternidade para serem marcadas. Muitas destas vezes, quando chegam, a doença (que não espera a marcação) já agravou, levando em certos casos o paciente a óbito. E sem falar naqueles pacientes que precisam ser transferidos para hospitais especializados. Sabemos que nosso Hospital local não possui capacidade de atender casos graves e complexos. Infelizmente, por razões que desconheço, o mesmo não se aprimora (ao contrário do Hospital de Bom Princípio). Possuindo um mísero aparelho de RX, o que por si só não salva uma vida humana. Daí o paciente fica aqui, muitas vezes em sofrimento, esperando uma transferência que nunca chega. E, infelizmente, muitas vezes esta espera acaba em óbito. Lamentável. E tanto quanto os exames, consultas e procedimentos, estas transferências não dependem do município. Ou seja, não é a Neiva, o Claudinho ou o Guará os culpados. Isto depende do Estado e sua tal Central de Regulação. E daí sabemos que é um Deus nos acuda e um salve-se quem puder. E assim, neste drama o povo vai adoecendo cada vez mais. E pior do que isto, seguindo firme para a “cidade dos pés juntos”. E tenho dito!!!
MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS

Até quando São Sebastião do Caí irá tolerar práticas de maus-tratos, como uso de chicotes e a exploração contínua de cavalos para o trabalho? Autoridades poderiam se espelhar em cidades vizinhas que já existem projetos do uso de outros meios para sustento próprio, sem a exploração animal. Hoje há alternativas como bicicletas e outros meios sustentáveis que permitem manter o sustento sem submeter animas a crueldade. A Lei Federal n° 9.605/1998, cujo Artigo 32 define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados nativos ou exóticos. Ou seja, Lei Federal existe. Muitas cidades se basearam nela para controlar e até punir estes atos abusivos. Com a palavra, nossos digníssimos vereadores. Até pq, já passou da hora, né?
PARQUE DAS BERGAMOTAS

Após a enchente que quase destruiu a Terra da bergamota, um movimento, denominado “Juntos pelo Caí “, se uniu em resposta a esta tragédia. No Loteamento Boa Vista criaram o Parque das Bergamoteiras. Nesta primeira etapa serão instalados o novo quartel da Brigada e uma Escola que atenderá 365 alunos. Os tais prédios são feitos com estruturas metálicas. Tirando o lado estético (que mais parecem tendas de guerra), é importante aplaudir a iniciativa. E na segunda etapa deste projeto serão construídas 44 unidades habitacionais neste mesmo Loteamento. A dúvida que fica é se estas 44 unidades serão do mesmo estilo destas estruturas metálicas. Acho que não, né? Só de imaginar já fico com claustrofobia. Quem viver, verá!!
BASTIDORES DA POLÍTICA
Na política caiense eu já vi de tudo. Aliás, quase tudo. Porque sempre aparece algo a mais. Já vi candidato que na última hora mudou de partido para concorrer a Prefeito e na última hora não concorreu a nada. Já vi Vereador que supostamente trocou de partido por grana. Já vi candidato a Prefeito se ofendendo (ofensas pesadas mesmo), com direito a processo e depois da eleição andarem abraçados como se nada tivesse acontecido. Enfim, na política Caiense, para quem conhece os bastidores, nunca foi e será um céu de brigadeiros. Dito isto, nesta semana, nas redes sociais, o clima esquentou entre o candidato a Prefeito na última eleição, Nasa, e o atual Prefeito Guará. De um lado, baseado no portal da transparência da Prefeitura, Nasa fez sérias acusações de supostos gastos indevidos, que, segundo ele, feitos pelo Prefeito. Do outro lado o Prefeito Guará se defendeu chamando o acusador de espalhar mentiras e fake News e inclusive acionando a Delegada de Polícia da cidade. Não entrarei no mérito da questão, pois, ao que parece, será judicializada. Mas, como disse acima, eu sempre acho que já vi de tudo na política Caiense. Porém, sempre aparece algo a mais, né? Resta aguardar os próximos capítulos. Não sabemos se terá um final dramático ou, como toda novela mexicana, um abraço entre lágrimas, sorrisos e arrependimentos.
TOQUES E RETOQUES
As melhores decorações natalinas em residências e prédios comerciais serão premiadas este ano no Caí. Quero aplaudir de pé esta iniciativa da Prefeitura Municipal e do CDL. Para quem não sabe, o Caí já foi destaque no passado na imprensa do Estado pela belíssima decoração Natalina que por aqui ocorria. E esta premiação é um incentivo para que todos nós Caienses entremos no clima. Até pq, não só de tristeza vive o homem. Aplausos!!
Dia 06 de dezembro acontece, no Parque Centenário, o 5° CAÍ NA TRILHA. Grandes atrações prometem agitar a terra da bergamota neste dia.
E a temporada verão 2025 está a todo o vapor no Clube Rio da Mata. A nova diretoria não está medindo esforços para deixar tudo no capricho por lá. No último final de semana, quando o Clube abriu a temporada das piscinas, muita gente aproveitou e curtiu aquela bela sede campestre. Bom para o Clube e para a nossa cidade tão carente de um espaço como este, que se revitalizou.

E falando em Clube Rio da Mata, dia 07 de março de 2026 acontece o grande concurso de beleza Soberana das Piscinas. Uma super produção está sendo preparada. Quem viver, verá!! E as inscrições estão abertas pelo watts 99413-8591. Idade: 17 a 27 anos. E vamo que vamo!! Na foto a beleza de Jenyfer Raupp, Soberana das Piscinas do RS que estará no dia 07 de março de 2026 dando ainda mais beleza ao evento.
E NO MAIS…
Até é válida a exposição no Museu Histórico intitulada “Caí em Maquete ” onde miniaturas de prédios históricos de São Sebastião do Cai serão expostos. Sem dúvida é uma bonita e grandiosa iniciativa. Porém, não adianta só relembrar. Precisamos sim é de preservar. Enquanto demolirem os prédios sem dó e nem piedade, convenhamos, o resto é supérfluo. Com esta, só me resta dizer, Inte…



0 Comentários