O projeto Loteamento Popular, casas abandonadas no Caí e muito mais… Confira a coluna do Adejair

Adejair Silva

O PROJETO LOTEAMENTO POPULAR

O Loteamento Popular, na época, foi idealizado na gestão do Prefeito Egon Scheneck e cujo projeto teve grande empenho do empresário, então Vereador, Luiz Fernando Oderich. O objetivo principal era transferir os moradores ribeirinhos que tanto sofriam nas cheias. Entretanto, muitos se recusavam irem para lá e os que aceitavam, mesmo que não permitido, vendiam suas casas para terceiros e retornavam ao seu local de origem. Ou seja, o Loteamento Popular tinha um bonito objetivo. Entretanto, os que seriam beneficiados não deram importância, talvez para permanecerem no local, onde nas enchentes, recebiam, e recebem até hoje, doações, alimentos e móveis “tudo de graça”. E por incrível que pareça o Loteamento Popular hoje nem cara de popular tem, pois até belíssimas e caras residências possui. Dito isto, já naquela época tentou-se uma solução para o problema das enchentes. Infelizmente os próprios moradores ribeirinhos, em sua maioria, optaram em permanecerem no seu local de origem. E até hoje, após a terrível enchente, muitos destes moradores nem casa ainda não possuem. Seria cômico se não fosse trágico, né?

O DRAMA DAS CASAS ABANDONADAS

Os rastros dos estragos causados pela última grande enchente são ainda visíveis em São Sebastião do Caí. E entre os estragos, inúmeras casas abandonadas são visíveis em vários pontos da terra da bergamota. E os graves problemas causados por este abandono já começaram a surgir. Na semana passada uma destas casas incendiou. A Escola Alencastro, do bairro Navegantes, encerrou momentaneamente suas atividades devido a proliferação de pulgas oriundas dos arredores. Dito isto, é importante lembrar que estas casas abandonadas são ambientes propícios para serem moradas de cães e gatos abandonados, cobras e outros bichos peçonhentos, moradores de rua e local ideal para os usuários de drogas. E as pulgas e os carrapatos agradecem o berçário oferecido. Daí eu me pergunto: qual a razão destas casas abandonadas e condenadas ainda estarem deste jeito? Na minha modesta opinião este cenário deplorável nem mais deveria estar fazendo parte do nosso dia a dia. Não foram desmanchadas ainda por qual motivo? São peças que ficarão para a eternidade para as futuras gerações lembrarem da tragédia? Ou a Caixa ainda está analisando para ver se as ruínas do que era uma casa ainda tem condição de ser habitada? Senhores, por favor. Os problemas causados por estas casas abandonadas já são visíveis. Pulgas, incêndio, escola fechada, carrapatos, cobras e lagartos. O que mais precisa acontecer?  Juntando este cenário triste de casas abandonadas com muitos comércios que estão fechando as portas, daqui a pouco o Caí vai virar uma cidade fantasma. Quem viver, verá!!!

CIDADE SEM MEMÓRIA

São Sebastião do Cai foi no passado uma cidade vibrante, dinâmica e próspera. Aqui o comércio era intenso graças ao porto que tinha, onde embarcações levavam produtos de várias cidades e vilas do Vale para Porto Alegre. Casas e prédios modernos (para a época) se espalhavam pela cidade. Exemplo é o prédio da foto onde foi construído para ser sede do Banco Pelotense, que mais tarde passou a ser o presídio municipal. Dito isto, não faz muito tempo atrás ainda podíamos ver pela cidade casas e prédios imponentes daquele tempo. Infelizmente, nos dias atuais, poucos sobreviveram para contar nossa história. De maneira irresponsável, sem nenhum critério, destruíram pouco a pouco, um a um, apagando assim a memória bonita da nossa cidade. O prédio da foto, por exemplo, outras administrações prometeram lindos projetos para ele. Entretanto, o máximo que se viu foi colocarem concreto em portas e janelas. Só isto. Nada além disto. Cidade que não sabe preservar sua história é uma cidade pobre. Cidade que não preserva sua história para mostrar às suas gerações o quão foi importante foi seu passado, é uma cidade que não tem didática. Sinceramente eu não sei se temos alguma Lei municipal que trata sobre os prédios históricos do Caí. Acredito que não. Até por que se tivesse, com certeza estas demolições desenfreadas e este pouco caso com os prédios que restam não estariam ocorrendo. Lamentável. E tenho dito!!!

MISS LATINA RS E MAN RS

Foram apresentados oficialmente a Miss Latina e os Man de São Sebastião do Cai que representarão São Sebastião do Cai no certame Estadual destes eventos. O Miss Latina RS é um concurso que a beleza da mulher gaúcha é celebrada por ser autêntica, marcante e multifacetada, refletindo uma mistura de força, tradição e modernidade. O Man é um evento que tem como objetivo enaltecer a beleza do homem gaúcho, seu estilo e sua modernidade. E na escolha e preparação dos nossos representantes está a assinatura de Tiago Soares, proprietário do Tass Studio. Experiente e consagrado profissional que é presença atuante nos grandes eventos de beleza, inclusive a nível Estadual. Boa sorte aos nossos representantes.

TOQUES E RETOQUES

Sobre o resultado da reunião da Prefeitura com a direção do Hospital Sagrada Família, fui informado pela secretária da Saúde, Neiva Santos, de que na ocasião foi solicitado que a população tenha, por parte do hospital, um atendimento mais atencioso, compreensivo e humanizado. Aliás, é o mínimo que se espera, né? Até porque, para quem ainda não sabe, a Prefeitura repassa verbas ao hospital para que a população seja atendida nas urgências e emergências e também após encerramento dos atendimentos médicos na Secretaria da Saúde. Ou seja, nenhum cidadão está indo lá de graça ou implorando favores, né?

O Grupo de Pagode Mania do Samba estará animando a galera dia 22 de novembro no Restaurante do Alemão em seu bonito novo endereço. Aliás, estive por lá e conferi o excelente atendimento feito pelo proprietário e suas atendentes. Vale a pena conferir.

E na última sexta-feira estive presente na belíssima festa de nivers do amigo Augusto Napp, o “Xabuzinho”. Grande pessoa. Grande ser humano. Por muito pouco (muito pouco mesmo) não se elegeu vereador na última eleição. Certamente faria uma grande diferença na Câmara. Parabéns garoto!!!

Na véspera de finados estive no cemitério, como de costume, para limpar e depositar flores no túmulo de meus entes queridos. Com muito prazer tive que varrer os corredores dos túmulos vizinhos. Fiz com muito carinho. Mas, todavia, e contudo, eu pergunto: não seria função da Prefeitura colocar funcionários para limpar o cemitério nesta data tão significativa? Notei um certo abandono e desleixo por parte da nossa Administração, um legítimo “tanto faz”. Eu considero que nossos antepassados Caienses, apesar de não votarem mais, merecem um pouco mais de respeito, não acham?

E as inscrições para o SOBERANA DAS PISCINAS do Clube Rio da Mata, que será realizado dia 07/03/2026, já estão abertas. Watts (051) 99413-8591. E vamo que vamo!!!

E NO MAIS…

Muito obrigado pelas inúmeras manifestações de carinho recebidas pelo retorno como colunista, agora nas páginas digitais do Jornal Fato Novo. O watts (51)99413-8591 está a tua disposição para sugestões, reclamações e agenda de eventos. E me siga lá no Instagram, @adejair32. E com estas só me resta dizer, inté…

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois × 3 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password