Falta de luz, caienses iludidos, Schneck e Cassel. Confira a coluna do Adejair

Adejair Silva

FALTA DE ENERGIA: PREJUÍZOS e INDIGNAÇÃO

Nesta semana grande parte da terra da bergamota esteve às escuras. O temporal foi na terça, mas a falta de energia continou sendo sentida no dia seguinte. E não foi por pouco tempo. Só na minha região foram mais de 24 horas de tortura. Em outras partes o tempo foi maior ainda. E os prejuízos foram muitos, para as famílias e o comércio, que, para funcionar e não perder tudo, tiveram que alugar geradores o que gerou ainda mais despesas. Independente das causas deste apagão, é importante saber quem pagará os prejuízos das famílias e do comércio. Sim porque não é admissível uma prestadora, a RGE , demorar tanto assim para cumprir com sua obrigação e não sofrer nenhuma consequência. Daí é muito cômodo. Agora para cobrar contas atrasadas e cortar o fornecimento das famílias e do comércio, daí são ágeis e eficientes, né? Isto é um absurdo e causa muita indignação. Lembro muito bem dos tempos da saudosa CEEE. Dificilmente isto ocorria. Faltava luz sim, entretanto, com uma equipe reduzida ( em comparação com a “grandeza” da RGE), a CEEE conseguia resolver em menor tempo as intercorrências. E agora José? Vai reclamar com quem? Aliás, o usuário até pode fazer a reclamação. Mas espera sentado, pois a enrolação é tanta que vai morrer e não terá a solução. Pois é. Isto é Brasil. Aqui manda quem pode e obedece quem tem juízo. E viva a nossa energia. Paga-se caro e o serviço é de R$ 1,99. E tenho dito!!!

CAIENSES ILUDIDOS

Sobre as enchentes em São Sebastião do Caí, já passou da hora da população se acostumar; SEMPRE OCORRERÃO. Umas com menor intensidade. Outras, com grande intensidade. Isto é fato e sempre fez e sempre fará parte da nossa história. Só existe uma solução. Como diz o velho ditado, “uma andorinha só não faz verão”. Ou seja, no caso desta solução, o Caí sozinho não resolverá coisa alguma. Pode até fazer isto ou aquilo, mas não passará de uma solução sem eficácia. Tipo colocar band-aid numa lesão cancerosa. Somente a união de todos os municípios que compõe a bacia do Rio Caí é que pode haver resultado eficiente. E para isto é necessário muita verba municipal, estadual e federal. Parece simples, né? Mas não é. E não é simples porque vivemos num País onde projetos sérios e que realmente são importantes não recebem o devido valor. Isto é profundamente lamentável.

CAIENSES ILUDIDOS ll

Não votei no atual Prefeito Marcos Guará. Aliás, eu até fui candidato a Vereador na coligação contrária a dele. Entretanto, como Colunista, sempre primei e continuarei primando em ser imparcial em meus comentários a respeito de todo e qualquer Prefeito que esteja no “Palácio dos Bergamotais”. Dito isto, vejo eleitores do atual Prefeito se dizendo decepcionados, pois o mesmo não está resolvendo nada sobre as enchentes. Ora, e nem vai, caros eleitores. Como disse no outro tópico, “uma andorinha só não faz verão”. Sozinho nem ele e nem o Darci e nem o Nasa, se fossem eleitos, resolveriam a questão da enchente. A única coisa que o atual Prefeito pode fazer é mitigar um pouco as consequências da mesma. Portanto, muita calma nesta hora. Se ele prometeu alguma solução em relação a enchente, e isto não é do meu conhecimento, acredito que ele não quis dizer ACABAR COM A ENCHENTE . Até porque, sem a solução que me referi acima, isto será impossível. Simples assim

EGON SCHENECK 

Egon Scheneck ( In memorian) foi para mim, e não só para mim, o melhor Prefeito que São Sebastião do Caí já teve. O homem era gigante. Um político hábil e inteligente. Influente até mesmo entre o meio político do Estado. Era povão. Podia estar tomando uma champanhe entre a elite, como também uma cervejinha no saudoso Bar do Jorge. Com ele o Caí era festivo. Olimpíadas, carnaval, Festa da Bergamota, Bolamar, Rodeio e também incentivava todo e qualquer evento que ocorria no Caí. Num evento quase bateu em mim ( fato verídico), mas no outro dia me enviou uma caixa de Cerveja Antártica pedindo desculpas. É que minha Coluna incomodava mesmo (risos). Aliás, mesmo sendo seu eleitor, como Colunista, nunca deixei de ser imparcial em meus comentários. E às vezes pegava pesado mesmo. Sem dúvidas, um grande político. Um grande Prefeito que esta cidade já teve.

BRUNO CASSEL 

Como Médico, um exemplo a ser seguido por todos os Médicos. Não negava atendimento a ninguém. Podia ser madrugada. Era só bater na porta de sua residência que lá vinha ele com seu paieiro atender. Um ser humano único. Uma alma nobre. Aliás, foi ele quem me salvou numa cirurgia de apendicite, no tempo em que o nosso Hospital fazia cirurgia até nos pobres (risos). Pois bem, não por menos que ele foi eleito Prefeito por inúmeras vezes. Diziam na época que ele só comparecia na Prefeitura para assinar os papéis, porque, na prática, ele mesmo era Médico. Pois é. Talvez por isto, como Prefeito, deixou a desejar. E muito. Na época liberou geral e apoiou inúmeras emancipações. Bom Princípio, São José do Hortênsio, Capela de Santana , entre outros, hoje são municípios graças a canetada do Dr. Bruno Cassel. Na época se dizia que isto seria positivo pois o Caí, com menos distritos, se fortaleceria pois poderia se dedicar mais a sede e consequentemente teria um melhor crescimento econômico. Pois é. Pensaram muita bobagem. O que vemos hoje são os antes distritos se desenvolvendo como cidades e o Caí, como antes sede, reduzido a quase nada. E fui um dos únicos, como Colunista na época, a criticar esta liberação descontrolada. E não por menos que o Dr. Cassel queria que o Renato Klein, então diretor do Fato Novo, me tirasse das páginas do Jornal (risos). E continuo reafirmando o que eu dizia na época. Foi uma liberação de emancipações irresponsável cujas consequências para São Sebastião do Caí são sentidas até hoje. E tenho dito!!

SOBERANA DAS PISCINAS 2026

E as inscrições de candidatas ao Soberana das Piscinas 2026 do Clube Rio da Mata encerram-se em Janeiro. Candidatas de 17 a 27 anos podem se inscreverem através do watts 99413-8591. E sobre a festa, dia 07/03/2026 ? Eu só posso adiantar que será inesquecível. Beleza, luzes, efeitos especiais, fogos e muita música. Quem viver verá!!! E na Coluna de hoje estampo a beleza de Larissa de Souza Dresch, mais uma candidata em busca do título de Soberana das Piscinas 2026.

TOQUES E RETOQUES

A programação de Natal de São Sebastião do Caí tá criativa, bonita e bem variada. A equipe que preparou com tanto carinho merece o devido reconhecimento e o merecido aplauso

A lotação do nosso cemitério municipal já atingiu sua cota. Tempos atrás havia planos de construir as tais gavetas para solucionar este problema. Mas, ao que parece, ficou só na cogitação. Enquanto isto os entes queridos vão se espremendo por lá porque o espaço tá ficando pequeno.

O prédio foi construído, moderno para a época, para funcionar o antigo INAMPS, hoje INSS, e com o tempo passou também a funcionar a Secretaria da Saúde. Hoje nada funciona por lá. O INSS foi para a cidade de Portão e a Secretaria para o antigo Restaurante Variani. Não sei se pertence ao Estado ou a União. Só sei que tá lá sem serventia nenhuma. E todo este abandono é consequência da enchente. É uma lástima.

E NO MAIS…

Sempre faço minha decoração Natalina no jardim. E este ano até me inscrevi no concurso de melhor decoração Natalina casa/jardim. E justamente no dia que a Comissão Julgadora passou para avaliar minha obra prima, não tinha energia. Ou seja, fui prejudicado. Obrigado RGE. Que seja iluminado o Natal de vocês, ok?
E com esta, só me resta dizer, Inte…

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco + treze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password