Vacinação vai ocorrer pela manhã em drive-thru do Parque Centenário - Crédito: Prefeitura

A Prefeitura de Montenegro recebeu, na tarde desta segunda-feira, 400 unidades da vacina Coronavac/Butantan contra a Covid-19 para aplicação na manhã de terça-feira, dia 11. Deste montante, 70 foram separadas para concluir o esquema vacinal dos profissionais da saúde e de pessoas acamadas. As outras 330 serão destinadas para o drive-thru do Parque Centenário. Como o número é insuficiente para zerar a fila de espera, só receberão o reforço da Coronavac nesta terça aqueles que fizeram a primeira injeção até o dia 2 de abril. Os demais, cujo atraso é menor, devem permanecer em casa até nova remessa.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, este sistema é mais justo, por contemplar primeiro quem está com o sistema vacinal atrasado há mais tempo. Não teria sentido permitir que todos fossem ao Parque sabendo que muitos não serão atendidos. Especialmente porque são idosos (pessoas com mais de 60 anos) e existe previsão de chuva.

Além deste pequeno número de imunizantes da Coronavac, no drive-thru ocorrerá também a aplicação da segunda dose da Oxford/Fiocruz para quem recebeu a primeira há doze semanas. As filas serão únicas – uma para carros e outra para pessoas a pé – a cada um deve indicar a marca da vacina que precisa receber na hora do atendimento. É fundamental levar a carteirinha onde consta a data e a marca do imunizante da primeira dose, junto com documento de identidade (com CPF). Como sempre, o acesso ao Parque ocorrerá pela entrada principal, junto à Rua Ibiá.

Comorbidades

Depois de imunizar os idosos com 60 anos ou mais (primeira dose), atualmente a Prefeitura está vacinando as pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes ou crônicas) com mais de 40 anos. Estes atendimentos ocorrem nos postos de saúde e continuam nesta terça-feira. Também são contempladas gestantes e puérperas, independente da condição, e pessoas com deficiências permanentes inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para receber a vacina, os montenegrinos devem ir até a sua unidade de saúde de referência – o posto mais próximo de sua casa – munidos de cópias da Carteira de Identidade (com CPF) ou da Carteira de Motorista, e comprovante de residência. Também será necessário apresentar um comprovante da doença, como laudo, receita de medicamentos de uso contínuo ou atestados médicos. Uma vez atualizada a ficha, o paciente é imunizado.

Quem está sendo vacinado agora
Pessoas de qualquer idade, a partir dos 18 anos, que tenham:
– Síndrome de Down
– Doenças renais crônicas (em diálise)
– gestantes e puérperas

Pessoas de 40 anos ou mais que tenham:
– Diabetes
– Hipertensão
– Câncer
– Pneumopatias
– Doenças coronarianas
– Doenças renais
– Doenças cardiovasculares
– Hemoglubinopatias
– Obesidade (grau 3)
– Cirrose hepática
– Imunossuprimidos
– Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Onde se vacinar
ESF 1 GERMANO HENKE – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Estrada Montenegro Polo, 3952 , bairro Germano Henke
Telefone: 3649-4360

ESF 2 ESPERANÇA – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Rua Tietê, 240 , bairro Senai
Telefone: 3649-3529

ESF 3 INDUSTRIAL – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Rua José Luiz, 1050 , bairro Industrial
Telefone: 3632-9532

ESF 4 SANTO ANTÔNIO – das 8h às 18h
Rua Getúlio Vargas, 1323, bairro Santo Antônio
Telefone: 3632-0460

ESF 5 CENTENÁRIO – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Rua Alberto Gottseelig, S/nº , bairro Centenário
Telefone: 3632-3704

ESF 6 TIMBAÚVA – das 8h às 17h
Rua Campos Netto, 177, bairro Timbaúva
Telefone: 3632-3102

ESF 7 CENTRO – das 8h às 21h
Rua Ramiro Barcelos, 2672, bairro Centro
Telefone: 3632-8444

ALERTA
– Idosos com mais de 60 anos que, por algum motivo, não buscaram ainda a primeira dose, têm duas opções: podem ir ao drive-thru do Parque Centenário, das 8h às 12h, ou aos postos de saúde a que estão referenciados para receber o imunizante.

1 COMENTÁRIO

  1. Parece lógico se vacinar com a segunda dose cumprindo o mesmo calendário da primeira! Não sei porque tanta celeuma. Era só o que faltava marcar um dia e deixar todos virem, tipo quem chegar primeiro ganha.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here