Agressões verbais ocorreram durante o Dia D de conscientização contra o coronavírus - Reprodução/FN

Mesmo com os números trágicos da pandemia, em que a quantidade de infectados, internados e mortes segue aumentando, algumas pessoas insistem em não adotar as medidas de prevenção. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Montenegro realizou na última sexta-feira, 12 de março, o Dia D de conscientização e alerta contra o coronavírus.

Funcionários da Prefeitura de Montenegro, com o apoio de militares do Exército, percorreram o centro e alguns bairros da cidade, como Santo Antônio, Senai, Santa Rita, TimBaúva, São Paulo, Estação e Rui Barbosa, que são os que tem maior número de casos confirmados. Durante a ação foram entregues máscaras e passadas orientações.

Mas teve gente que não gostou da ação de conscientização e até agrediu moralmente os servidores do município. “Fomos muito mal recebidos por algumas pessoas. Eu própria recebi três agressões com palavras”, lamenta a secretária municipal da saúde, Cristina Reinheimer, em entrevista para a Rádio América, na manhã desta quarta-feira. “Disseram desaforos, palavras de baixo calão e mandaram a gente trabalhar”, completa. Um absurdo! Sem contar que muitas pessoas, de maneira irresponsável, estavam circulando sem máscara. E mesmo com os pedidos para que usassem máscara, e de forma correta, ainda diziam ofensas.

É lamentável que essa falta de conscientização esteja ocorrendo no pior momento da pandemia. O Estado e o país vêm batendo recordes de mortes. São quase 16 mil óbitos no Rio Grande do Sul e mais de 282 mil no Brasil. Só em Montenegro já ocorreram 75 mortes de pacientes de coronavírus e o número de contagiados desde o início da pandemia passa de 5,4 mil. Hospitais estão lotados, inclusive com suspensão de atendimentos devido a superlotação. O comércio enfrenta restrições, amargando uma crise econômica. Mais do que nunca a prevenção é fundamental. No mínimo pelo respeito as outras pessoas, que correm o risco de serem contaminadas pelos inconseqüentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here