Importante conferir as datas, horários e locais de aplicação das vacinas - Crédito: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro, por meio do setor de Imunizações, informa que, a partir desta terça-feira, dia 26, haverá mudanças na dinâmica de vacinação contra a Covid-19, Gripe e Sarampo. De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, responsável pela atividade, é preciso que os grupos de vacináveis estejam atentos para as datas, horários e detalhes da aplicação das doses.

COVID 19
Por orientação do Governo Federal, as crianças recém-vacinadas contra a Covid-19 não precisam mais esperar, com os pais, 20 minutos na unidade de saúde após a aplicação da dose. Com isso, não haverá mais imunização infantil por agendamento. Segundo Nicole, a partir desta quarta-feira (27), a vacinação será por livre demanda, doses 1 e 2, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) 1 (Germano Henke) e 3 (Industrial). Na primeira unidade, a imunização será diariamente das 8h às 11h30. Na do bairro Industrial o atendimento ocorre das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

INFLUENZA (GRIPE)
A SMS recebeu um documento, no final da última semana, antecipando a data de início da vacinação contra a Gripe. Por isso, nesta terça-feira (26), o Município vacinará crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina será aplicada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, na sede da SMS, e nas ESFs 1 e 3 (Germano Henke e Industrial). Até o sábado, dia 30, as doses serão ofertadas, exclusivamente, para crianças, trabalhadores da área de saúde e idosos acima de 60 anos. A partir de 2 de maio, os demais grupos prioritários também passam a ser imunizados.

SARAMPO
A vacinação contra o Sarampo também acontece no município. Para profissionais da área da saúde, a imunização ocorre como complemento de esquema. O indivíduo precisa de duas doses, na vida, para a imunização completa. Quem já fez as duas não precisa mais receber. “É importante que as pessoas procurem suas cadernetas para ter certeza se já receberam essa vacina alguma vez”, enfatiza Nicole. A partir desta terça-feira (26), serão vacinadas, também, TODAS as crianças de 6 meses até menores de 5 anos, mesmo com as cadernetas em dia. Esses públicos devem procurar os locais de vacinação: Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, sede da SMS, e ESFs 1 e 3 (Germano Henke e Industrial).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here