Segue a aplicação de primeira dose para pessoas acima dos 18 anos, além da segunda dose - Imagem ilustrativa/Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde prossegue com a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, dia 15. Os montenegrinos com 18 anos ou mais podem ir aos postos de saúde para receberem as doses 1 e 2.

Confira os locais e horários.

– Dose 1 – na USF3 (Industrial) e na USF4 (Santo Antônio), das 8h às 12h e das 13h às 16h.

– Dose 1 Gestantes, puérperas* e adolescentes de 12 anos a 17 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades

Somente agendamento na Vigilância Sanitária – Telefone 3632.0138

* Puérperas: até 45 dias após o nascimento do bebê – levar certidão de nascimento.

– Dose 2 (Coronavac, Oxford e Pfizer)

Local: USF1 (Germano Henke), das 8h às 12h e das 13h às 15h. Após, na UBS Centro, das 15h às 21h.

Intervalo entre as duas doses:

Coronavac: 28 dias

Oxford e Pfizer: 12 semanas

Terceira dose começará pelos asilos

O avanço da variante Delta no Brasil fez com que as autoridades de saúde decidissem aplicar uma terceira dose de vacina contra a covid-19 na população. Segundo a Prefeitura, em Montenegro, a aplicação iniciará nesta semana.

De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do setor de Imunizações, o município recebeu uma pequena quantidade de doses para iniciar o trabalho. Segundo resolução do Ministério da Saúde, os asilos e casas de idosos serão os primeiros a receberem os imunizantes. “Os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI’s) serão atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde conforme virem as doses de vacina”, enfatiza.

Nicole salienta, ainda, que quando vieram mais vacinas do Governo Federal, a imunização de terceira dose será destinada aos idosos acima de 70 anos. Mesmo com a abertura da aplicação do reforço, é preciso respeitar um intervalo de seis meses entre as doses 2 e 3. “Para que a imunização seja eficiente, é preciso respeitar esse período”, destaca. Quando as doses forem liberadas para o público, a comunidade será informada por meio das mídias da Prefeitura de Montenegro e dos veículos de comunicação.

Adolescentes

O Governo do Estado ainda não repassou doses para serem aplicadas em adolescentes sem comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro aguarda o encaminhamento dos imunizantes para atender a esse novo grupo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here