Alunos podem assistir aulas pelo rádio AM

Rádio América transmite o programa Educação AM nas sextas-feiras pela manhã às 10h - Reprodução/FN

O Projeto Educação AM, realizado por seis empresas da região de Montenegro, em parceria com a Smile Flame, propõe o uso de uma mídia bem conhecida para facilitar o acesso à educação de crianças em vulnerabilidade social: o rádio.

Aulas são transmitidas através dos 1270 AM da Rádio América
– Reprodução/FN

Bernardo Streb, gerente do posto de combustíveis Soma, lembra que estava tudo pronto para a realização de uma grande gincana para envolver a comunidade montenegrina. Camisetas e materiais prontos, quando estourou a pandemia, impedindo a realização de eventos e atividades presenciais. Foi então que surgiu a idéia de lançar algo para que as crianças pudessem aprender sem sair de casa, já que muitas estavam com dificuldades de receber aulas remotas porque as famílias não tinham condições de pagar pela internet. A partir de um olhar arqueológico sobre as mídias, a Smile Flame constatou que o radinho à pilha não está tão fora de moda assim. E que seria possível que aquele rádio empoeirado na gaveta fosse o veículo da transformação na educação que chega às casas das crianças e adolescentes mais vulneráveis.

Estudantes receberam rádios para poder acompanhar os programas
– Reprodução/FN

O projeto Educação AM reúne professores, estudantes e radialistas para gravar aulas e disponibilizar o conteúdo na programação da Rádio América, de Montenegro, através do 1270 AM. O propósito do Educação AM é diminuir o número alarmante de reprovações no Brasil. “Quem apoia esse projeto são as empresas Soma Auto Posto, Erplasti, Dobra, Supermercado Mombach, Sky Informatica e LF de Oliveira. “Queremos estudantes aprovados porque conseguiram entender tudo a ponto de irem bem na prova e, consequentemente, transformando todo seu estudo em ação prática. Independente de idade e nível de dificuldade de assimilação dos conteúdos, todos merecem aprender”, destaca Daniel Mattos, um dos idealizadores do projeto.

A professora Lara Lampert é a responsável pela seleção de conteúdos dos programas que vão ao ar todas as sextas-feiras pela manhã, às 10h, na Rádio América. Radinhos foram distribuídos para estudantes em situação de vulnerabilidade poderem acompanhar os programas. Já quem tem internet pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo facebook Rádio América 1270, inclusive ficando gravados para depois poderem ser assistidos.

Segundo Bernardo Streb, mesmo com a volta das aulas presenciais, não só as crianças, mas os próprios pais gostaram da ideia de acompanhar os programas e aprender mais. Por isso o objetivo é de continuar com o projeto Educação AM.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página