Com 60% das obras concluídas, rótulas terão refúgios e faixas elevadas que vão facilitar a travessia da RSC 287

Previsão é de que obras, no trecho do bairro Santo Antônio, fiquem prontas em outubro - Crédito: Prefeitura

O bom tempo dos últimos dias permitiu um maior avanço das obras de construção das rótulas na RSC 287, em Montenegro.

Conforme o diretor técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, cerca de 60% dão obra está pronta. “Foi feita a parte mais demorada”, cita, sobre a terraplenagem para a construção das vias laterais e também a drenagem. “Quando começar o asfalto e os canteiros terá uma velocidade maior”, completa.

Prefeito Gustavo Zanatta tem acompanhado o andamento das obras
– Crédito: Prefeitura

O prefeito Gustavo Zanatta e o gerente de contratos e convênios da Prefeitura, Sílvio Kael, tem acompanhado semanalmente o andamento dos trabalhos. Nesta semana novamente estiveram no local conversando com funcionários da empresa RGS Engenharia, que está executando o serviço. “Este é um compromisso nosso, aguardado há 40 anos e que agora finalmente está se tornando realidade”, declarou o prefeito.

Como serão as rótulas

As duas rótulas vão ser construídas nos cruzamentos da RSC 287 com a Rua Ramiro Barcelos (Trevo do Ipiranga) e com a Rua Coronel Antônio Inácio (Trevo da Renauto), no trecho do bairro Santo Antônio. Segundo Vanacôr, antes eram rótulas vazadas, que permitiam a passagem dos veículos pelo centro da rodovia. Com as obras passarão a ser rótulas cheias, em que os motoristas terão que contornar, sendo obrigados a reduzir a velocidade. Além disso, quem for atravessar não precisará mais cuidar dos dois lados. Como terão os refúgios junto aos canteiros, passará uma pista e depois a outra, facilitando bastante a travessia. E ainda terão as vias laterais em todo o trecho.

Reprodução/FN

O diretor da EGR lembra que as obras iniciaram em maio, com previsão inicial de concluir em agosto ou setembro. Entretanto, devido as chuvas o prazo foi estendido até outubro, para quando agora está previsto o término. Vanacôr cita que para facilitar a travessia dos pedestres e ciclistas, deverão ter faixas elevadas (lombadas), obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade. E como terão os canteiros centrais, que for cruzar caminhando ou pedalando pode atravessar até o centro e depois passar a outra pista.

Devido as obras estão ocorrendo bloqueios e mudanças no trânsito, como nas ruas próximas da estação rodoviária, entre elas a Ernesto Zietlow e a João Pessoa. O acesso ao centro pela rua Coronel Antônio Inácio, junto ao trevo da Renauto, também foi fechado. A orientação é utilizar a Rua Ramiro Barcelos, no trevo do Ipiranga, ou pela rua Apolinário de Moraes.

Pedidos para a Panorama

Presidente da Associação dos Moradores do bairro Panorama e da UMAC (União Montenegrina de Associações Comunitárias), Airton Quadros pede melhorias num dos pontos mais críticos da RSC 287. Sem nenhuma melhoria prevista por enquanto, a entrada do bairro Panorama segue com grande dificuldade na travessia, além da falta de sinalização e trevo de acesso. A Prefeitura solicitou a construção de passarela ou que pelo menos as lombadas eletrônicas retiradas do trecho perto da rodoviária fossem para a Panorama. Entretanto, até o momento não houve resposta.

Moradores também pedem mais segurança na entrada do bairro Panorama, onde os acidentes são frequentes
– Reprodução/FN

De acordo com Luís Fernando Vanacôr, as lombadas eletrônicas devem ser reaproveitadas, podendo ser reinstaladas entre as rótulas ou em outro local. “Será feito o reposicionamento”, diz, não descartando que, com o pedido da Prefeitura e da comunidade, os controladores de velocidade sejam instalados na Panorama. Já sobre outras obras, como passarela, lembrou que a RSC 287 está entre as rodovias incluídas no processo de concessão, que já teve leilão e definição da empresa que vai assumir, o quê deve ocorrer no próximo ano, com a previsão de muitos investimentos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

catorze − 7 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página