Novo contrato emergencial deve ser assinado nesta segunda-feira - Arquivo/FN

Montenegro não teve coleta de lixo na última sexta-feira, dia 6. Nas redes sociais, muitas pessoas questionaram sobre a situação, já que teriam colocado o lixo na rua e não foi recolhido.

Conforme a secretária municipal de meio ambiente, Taís Fuhr, um novo contrato emergencial será assinado nesta segunda-feira, dia 9, quando a coleta deve retornar ao normal. A engenheira ambiental assumiu como secretária faz menos de duas semanas e destacou que seu principal objetivo é justamente acabar com os contratos emergenciais, fazendo a licitação que vai garantir o serviço da coleta de lixo com a mesma empresa por cinco anos.

No início deste ano Montenegro enfrentou problemas com o recolhimento. A empresa Ecosul tinha suspendido as atividades no município na véspera da virada do ano e só uma semana depois assumiu a empresa Junges, de Tupandi, que realizou a coleta nos últimos quatro meses. Como o município produz cerca de 40 toneladas de lixo diariamente, qualquer dia sem coleta já gera um acúmulo. Mas a expectativa é de que o serviço seja normalizado nesta segunda-feira.

A secretária Taís explica que são vários quesitos para se formalizar a licitação, sujeito a apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. E como é um serviço emergencial, novos contratos emergenciais foram assinados nos últimos anos e governos. “Temos praticamente pronto todo um estudo e em breve pretendemos lançar a licitação para o contrato regular”, explica. São dois contratos, da coleta nas ruas e do transporte do lixo não reciclável para o aterro sanitário em Minas do Leão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here