Caminhada celebra início do Outubro Rosa e exames noturnos continuam

Sombrinhas de cor rosa chamaram a atenção hoje pela manhã no centro de Montenegro - Crédito: Prefeitura
Não caía um pingo de chuva em Montenegro na manhã desta segunda-feira, dia 3. Mesmo assim, dezenas de guarda-chuvas rosas estavam abertos, colorindo as ruas do centro da cidade. O objeto é um dos símbolos do Grupo Amigas do Peito que participou, junto com outras entidades, da abertura do Outubro Rosa no município. A campanha iniciou com uma caminhada que percorreu algumas vias da região central e se encerrou na Praça Rui Barbosa.
O Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de mama e de colo do útero. Em Montenegro, durante o mês, ocorrerão ações de conscientização promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação de vários parceiros. De acordo com a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), Ilza Laranjeira, os eventos ainda estão sendo preparados e terão seus detalhes divulgados nos próximos dias.
Caminhada ocorreu hoje pela manhã no centro de Montenegro
– Crédito: Prefeitura

Na caminhada desta segunda, estiveram funcionários da Prefeitura de Montenegro, das secretarias de Saúde e de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, o grupo Amigas do Peito, da Unimed Vale do Caí, Confraria das Empreendedoras, Sesc Maturidade Ativa, entre outras. Na Praça, o prefeito Gustavo Zanatta enfatizou a importância de repassar informações para a sociedade sobre a campanha. Segundo o chefe do Executivo local, a prevenção é ainda o melhor tratamento para a cura do Câncer. “Nossa Prefeitura também estará iluminada de rosa, durante as noites de outubro, para alertar a população sobre a importância de procurar atendimento”, ressaltou.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61,61 pacientes a cada 100 mil mulheres. Já a incidência do câncer do colo do útero é de 16.710 novos casos por 100 mil mulheres a cada ano, enquanto a mortalidade é de 6.385 por 100 mil mulheres por ano.
Novo chamado para exames noturnos de prevenção ao Câncer
Aproveitando a campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde realiza novo chamado para a inscrição de mulheres que desejam agendar exames preventivos ao câncer (Citopatológico e de mamas) à noite. O horário diferenciado visa facilitar o acesso a quem trabalha o dia todo ou não tem com quem deixar os filhos, repetindo uma ação que já foi realizada em maio, com grande adesão.
O exame citopatológico (CP), ou Papanicolau, é o principal método para o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar algum sintoma. Também é indicado para detectar infecções, incluindo a provocada pelo HPV. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual precisa submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito todos os anos.
Para agendar, é preciso ligar para os telefones 3632-1042 e 3632-8346, no período das 8h30 às 12h e das 13h às 18h30. As coletas irão acontecer entre 3 e 27 de outubro, sempre das 18h30 às 21h30, na UBS Centro (Rua Ramiro Barcelos, 2672) e na Timbaúva (Rua Campos Neto, 177, junto à Secretaria da Saúde) de forma alternada.
Confira o calendário:
– de 3 a 7 de outubro: Secretaria da Saúde
– de 10 a 14 de outubro: UBS Centro
– de 17 a 21 de outubro: Secretaria da Saúde
– de 24 a 27 de outubro: UBS Centro
SAIBA MAIS
– Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame;
– o correto é evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas que antecedem o procedimento;
– é importante, ainda, que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado;
– mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê;
– após a realização, a mulher deve retornar ao posto de saúde de referência, na data marcada, para saber o resultado e receber instruções.

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página