Barco Catamarã fará roteiro turístico entre Porto Alegre e Montenegro a partir de outubro

Catamarã que já faz passeios pelo Guaíba fará roteiro para Montenegro, com pacotes incluindo também pontos turísticos da região - Crédito: Belo Sul

Durante o aniversário dos 8 anos da agência Belo Sul, na última sexta-feira, dia 26, foi apresentado o projeto “Turismo é com a gente”, que vai incluir passeios num barco Catamarã entre Porto Alegre e Montenegro, além de roteiros por pontos turísticos, eventos e propriedades do município e da região. O projeto foi apresentado no Sindilojas pela diretora da Belo Sul, Andrisa Mariano, e a agente de viagem Joline Kiekow. Participaram do evento o prefeito Gustavo Zanatta, diretores de turismo e indústria e comércio, Jaime Buttenbender e André Fernandes, direção do Sindilojas, empresários do ramo de turismo, empreendedores e convidados.

Barco Catamarã fará primeira viagem de Porto Alegre para Montenegro em 21 de outubro
– Crédito: Belo Sul

O catamarã que fará os passeios será o Barco Tur. Com capacidade para 70 pessoas, ele já é utilizado em outros roteiros, como pelo Guaíba, em Porto Alegre. Possui todos os itens de segurança e licença da Marinha. No percurso entre Porto Alegre e Montenegro serão cerca de 67 quilômetros, em aproximadamente 6 a 7 horas. E no caminho os passageiros poderão se deslumbrar com as belas paisagens, histórias e lendas, como do Morro da Mariazinha, da ponte, olaria, dos imigrantes e vapores (barcos) que usavam este trajeto nos áureos tempos da navegação para escoar a safra e transporte de passageiros.

A primeira viagem já está marcada. Será no dia 21 de outubro, uma sexta-feira, com partida às 8h da capital, incluindo também Brunch, almoço/Finger Food, guia de turismo e intervenções artísticas. Já na parte da noite outra atração, na sexta-feira e no sábado, será a Festa das Etnias, a partir das 20h, no Barco Tur, com intervenções artísticas, brincadeiras e Finger Food, No sábado será oferecido Passeio de Barco Tur do Porto das Laranjeiras ao Morro Montenegro, com aproximadamente 1h20min, em quatro horárias, pela manhã e tarde. Ainda terão outros roteiros, como o quê inclui passeios pela Serra (Farroupilha e Bento Gonçalves). E no domingo, dia 23 de outubro, o Caminho do Rio Barco Tur entre Montenegro e Porto Alegre, também com Bruch, almoço/Finger Food, guia de turismo e intervenções artísticas.

Em novembro os roteiros se repetem entre os dias 25 e 27. E mais estão previstos para dezembro. Os contatos e reservas já podem ser feitos pelo telefone (51) 999477283. E também podem ser buscadas mais informações pelas redes sociais da Belo Sul Viagens e Turismo, incluindo roteiros turísticos pelo Vale do Caí, além de eventos, outras regiões e outros Estados e países.

O objetivo do projeto receptivo em Montenegro “Turismo é com a Gente” é de fomentar o turismo e a economia local, despertando o sentimento de pertencimento e aumentando a auto-estima da comunidade, revivendo os áureos tempos da navegação e do comércio da cidade e região, promovendo o turismo sustentável. Com isso vai impulsionar o comércio, artesanato, gastronomia, produtos coloniais, hotelaria, propriedades rurais, eventos, cervejarias e tudo que gira em torno do turismo na região.

Projeto “Turismo com a gente” foi apresentado no 8º aniversário da agência Belo Sul
– Crédito: Belo Sul

O prefeito Gustavo Zanatta destaca o potencial turístico de Montenegro e da região. Ele acredita que com o barco catamarã isso será impulsionado, já que muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer as belezas do rio Caí e demais pontos turísticos, além da gastronomia, artesanato e demais atrações. Já o diretor de turismo Jaime Buttenbender lembrou os contatos que foram feitos para se conseguir um barco que passasse sob a ponte de ferro sobre o rio Caí em Nova Santa Rita, permitindo a navegação com segurança. Por isso a opção por um catamarã, que é mais baixo e seguro. “Os últimos barcos de passageiros teriam sido na década de 70. E conseguimos a liberação para que isso fosse retomado, com o transporte de turistas entre Porto Alegre e Montenegro”, explica.

Andrisa Mariano frisa que o foco principal do projeto é a navegação, com a vinda do barco Tur de Porto Alegre. “Teremos temporadas, como de três dias no mês de outubro, novembro e dezembro. O embarque será junto a Usina do Gasômetro em Porto Alegre e após o passeio até Montenegro terão outros roteiros pelo município e região”, explica. Terá ainda a Festa das Etnias no próprio barco, passeio até o Morro Montenegro, entre outros passeios, que variam de preço conforme as atrações. “Nesta semana de aniversário da Belo Sul, até dia 31 de agosto, moradores de Montenegro e da região tem 10% de desconto”, informa. “No catamarã terá vídeo sobre a navegação e até roupas típicas de época para tirar foto vestido de imigrante italiano ou alemão, assim como algumas intervenções artísticas”, completa.

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 − catorze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página