Parceria público privada poderá ser alternativa para futura utilização do Baixio, mas com o abandono atual não poderá ser usado neste verão - Crédito: Grazy Britto

Os montenegrinos e veranistas da região ficarão mais um ano sem poder usufruir do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o chamado “Baixio”.

Obra da nova ponte deve iniciar em breve
– Crédito: Grazy Britto

A situação no Balneário piorou desde que cedeu a ponte de acesso, na saída do arroio Montenegro, próximo ao antigo frigorífico Renner, onde hoje está a Escola da Brigada Militar (EsFES). Com a ponte interditada desde o temporal ocorrido em 24 de setembro de 2018, não é possível o acesso de veículos. Pouco mais de um ano depois foi contratada uma empresa para construir uma nova ponte, mas até hoje a obra não saiu do papel.

A ponte e a recuperação do Baixio

Conforme informações do atual governo, a construção da ponte deve iniciar em breve por parte da OCX Construtora e Projetos LDTA. Materiais já foram depositados no local e os trabalhos devem começar assim que os funcionários da empresa retornarem das férias coletivas. O prazo para execução é até março, com investimento de R$ 161.684,08;  Além disso, é necessário que se resolvam questões técnicas, como a realização de um desvio do arroio. Segundo a Prefeitura, há um poste de energia elétrica que está muito próximo da obra e por isso as escavações poderiam causar uma queda deste poste.

O novo diretor de turismo, Jaime Buttenbender, ressalta que além da construção da ponte, terá que feito todo um estudo e projeto para a recuperação do Balneário. A própria estrada, na margem do rio Caí, está tomada pelo mato, buracos e mato. E a área do Balneário, onde tinha restaurante, quiosques com churrasqueiras, camping, escadas que descem até o rio, banheiros, vestiários, campo de futebol e toda estrutura, está completamente abandonada e sendo saqueada.

Mesmo com as dificuldades, Jaime confirma que a revitalização do Balneário foi uma das promessas de campanha do novo prefeito Gustavo Zanatta. “E será cumprida”, garante, dizendo que está buscando tomar conhecimento da situação e a possibilidade de buscar uma parceria público privada para exploração e manutenção do espaço. Lembrou que tem a questão da balneabilidade, pois após ser considerado local impróprio para banho em 2017 o Ministério Público determinou a colocação de placas de interdição. Desde então os banhos são proibidos, não tem mais guarda-vidas da Operação Golfinho e também não teve mais ecônomo para manter o que já foi um dos principais pontos turísticos de Montenegro e da região.

Balneário Municipal foi alvo de saques e está no mais completo abandono
– Crédito: Grazy Britto

Com a atual situação, sem acesso e no mais completo abandono, não tem como a Prefeitura recuperar o Balneário para a atual temporada de verão. Após a recuperação, mesmo caso não tenha a possibilidade de banho, o que vai depender de novos testes da qualidade da água, o espaço poderá ser aproveitado para a realização de eventos, esporte e momentos de lazer e diversão. Atualmente, em função da pandemia, eventos e atividades que gerem aglomerações estão proibidas.

Azeredo quer a volta do Balneário

Paulo Azeredo lembrou da recuperação do Baixio em 2013, quando assumiu a Prefeitura
– Crédito: Paulo Azeredo

Vereador mais votado na última eleição, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Paulo Azeredo (PDT), em uma de suas primeiras ações no retorno à Câmara Municipal, esteve no local em que será construída a nova ponte e acesso ao Baixio. Conversou com o empresário Gilberto Isse, da empresa São Pedro de transporte de areia, e também com um representante da empresa responsável pela execução da obra. Foi informado que devem ser utilizadas galerias pré-moldadas e que por isso a obra deve ser rápida. Por isso tinha a esperança de que o Balneário pudesse ser recuperado ainda para esse verão, lembrando a revitalização que realizou no Baixio no início de seu governo como prefeito em 2013.

Atual situação de abandono não permite utilização do Baixio neste verão
– Crédito: Grazy Britto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here