Ação especial ocorreu na Praça Rui Barbosa na sexta-feira - Crédito: Prefeitura

Quem passava pela Praça Rui Barbosa, na manhã da última sexta-feira, 1º de abril, percebeu uma movimentação diferente no centro de Montenegro. Servidores das secretarias de Educação e Cultura (SMEC) e Saúde (SMS) realizaram uma ação informativa buscando a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade marcou a abertura do Mês Azul, que objetiva a sensibilização sobre o tema.

Ontem, sábado, 2 de abril, inclusive, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Os servidores abordaram cidadãos na praça para entregar materiais informativos e explicar o trabalho realizado pelos setores. Além disso, as crianças que passavam pelo local também recebiam um balão azul, a cor que simboliza o Autismo. Segundo a coordenadora municipal da Educação Inclusiva, Giane Campiol, as duas secretarias levaram informações e orientações para a comunidade sobre o tema, devido a sua relevância e também ao alto número de crianças com o espectro. Só na rede municipal, 97 já possuem o diagnóstico para o transtorno.

O município oferece atendimento para esse público tanto na Saúde, quanto na Educação por meio do Núcleo Cultural de Arte e Educação Especial. Neste espaço, localizado na Estação da Cultura, é oferecido para crianças e familiares um atendimento especializado tanto na área pedagógica, quanto psicológica. O órgão também oferece oficinas de musicalização e artes visuais como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos que precisam da educação especial. A busca do atendimento pode ser por meio da escola ou na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde.

A moradora do bairro Santo Antônio, Ereni Pavanati, passava pelo local e recebeu informações dos servidores. Ela, que tem possui um bisneto com TEA, destaca que é importante esse tipo de ação para alertar a população. “É bom que todos tenham esse tipo de informação”, enfatiza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here