30 crianças vacinaram no primeiro dia

O representativo aumento de casos de Covid-19 tem atingido várias cidades do Brasil no início deste ano. Tendo ciência deste cenário, a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz um alerta à população em relação aos serviços prestados pela pasta neste período de intensa movimentação no atendimento de saúde local.
Além de solicitar cuidados como uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações, o setor orienta que pessoas com sintomas da doença devem buscar atendimento só 24 horas depois do início dos sinais. Essa medida se dá para que o paciente tenha condições clínicas de realizar o teste que irá comprovar, ou não, a contaminação do vírus da Covid.
A SMS ainda orienta que o atendimento da síndrome gripal inicial deverá ser realizado sempre das 8h às 22h. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Streb, também é necessário que os positivados respeitem o isolamento, para evitar que mais pessoas contraiam o vírus. “Estamos trabalhando para que o serviço continue sendo prestado com qualidade e contamos com o apoio da população nessas medidas”, enfatiza o titular da pasta.
Vacinação prossegue
A imunização de crianças contra a Covid-19 segue acontecendo em Montenegro nesta semana. A vacinação segue contemplando meninos e meninas entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades – como diabetes, hipertensão, imunodeficiência e asma – ou deficiência permanente.
As doses para esse público estão sendo aplicadas na ESF 1 Germano Henke e ESF 3 Industrial somente por agendamento por meio do telefone 3632-0138, das 8h às 12h e das 13h às 16h. No primeiro dia, quarta-feira (19), de acordo com a Vigilância em Saúde, foram vacinadas 30 crianças durante todo o dia. Segundo o órgão, a adesão é considerada baixa. Para as comorbidades que podem ser comprovadas visualmente (como Síndrome de Down, por exemplo) não será exigido documento. Para as demais, valem laudo de exame, atestado médico e receituário com medicações.
COMORBIDADES
No primeiro momento, serão atendidas somente crianças com idade entre 5 anos e 11 anos, 11 meses e 29 dias, com as seguintes comorbidades:
– Asma
– Doença neurológica
– Obesidade
– Imunodeficiência
– Doença cardiovascular
– Pneumopatia
– Neoplasia
– Doença hematológica
– Diabetes Mellitus
– Síndrome de Down
– Doença renal crônica
– Doença hepática
– Deficiência permanente
Informe-se na COVID-19: Central de Informações sobre recursos da vacina.
Informações sobre vacinas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página