Família perde 48 vacas de causa desconhecida

Família está recebendo doações após grande prejuízo - Crédito: Portal Gaúcho de Notícias

Um total de 48 vacas leiteiras morreram de causa ainda indefinida em uma propriedade rural de Novo Xingu, no norte do Estado. A principal suspeita é de intoxicação por excesso de nitrito na pastagem. O caso foi registrado na Linha Cotia, no interior do município de cerca de 1,6 mil habitantes.

As primeiras quatro mortes de animais foram verificadas em 2 de janeiro quando eram levados para a ordenha. Outras vacas apresentavam sintomas como salivação intensa, dificuldade respiratória e problemas para se manter em pé. Os proprietários acionaram médicos veterinários e avisaram autoridades municipais, sendo que no mesmo dia já foram contabilizados 15 animais mortos. O número continuou aumentando no dia seguinte, com mais 16 mortes. E no domingo chegou a 48.

Foram coletadas amostras das de vísceras, água, ração e silagem. Aguarda-se o resultado dos exames para elucidar o motivo da perda dos animais. O prejuízo é estimado em R$ 600 mil. A preocupação é que possa ter um resultado inconclusivo. Na mesma propriedade tem cultivo de suínos e plantio de soja.

Diante da situação, a comunidade e a Prefeitura de Novo Xingu organizaram uma campanha solidária para ajudar a família a recompor o rebanho e manter os compromissos financeiros.
💙 Como ajudar:
📌 PIX: (55) 99923-2798
👤 Nome: Ana Paula Werkhausen Witter
📞 Doação de animais ou apoio:
• (54) 9 9984-3251 – Sérgio Tasso
• (55) 9 9923-2798 – Ana Paula Witter
Toda ajuda, seja financeira ou por meio da doação de animais (que passarão por exames sanitários e trâmites legais), é essencial para que a família Witter consiga se reerguer.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 + 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password