Família perde 48 vacas de causa desconhecida

Um total de 48 vacas leiteiras morreram de causa ainda indefinida em uma propriedade rural de Novo Xingu, no norte do Estado. A principal suspeita é de intoxicação por excesso de nitrito na pastagem. O caso foi registrado na Linha Cotia, no interior do município de cerca de 1,6 mil habitantes.
As primeiras quatro mortes de animais foram verificadas em 2 de janeiro quando eram levados para a ordenha. Outras vacas apresentavam sintomas como salivação intensa, dificuldade respiratória e problemas para se manter em pé. Os proprietários acionaram médicos veterinários e avisaram autoridades municipais, sendo que no mesmo dia já foram contabilizados 15 animais mortos. O número continuou aumentando no dia seguinte, com mais 16 mortes. E no domingo chegou a 48.
Foram coletadas amostras das de vísceras, água, ração e silagem. Aguarda-se o resultado dos exames para elucidar o motivo da perda dos animais. O prejuízo é estimado em R$ 600 mil. A preocupação é que possa ter um resultado inconclusivo. Na mesma propriedade tem cultivo de suínos e plantio de soja.



0 Comentários