Rock montenegrino é finalista em festival estadual de músicas autorais

No dia 24 de janeiro, a cidade de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul, será palco da grande final do Arde Rock Fest, festival de músicas autorais que reuniu bandas de rock de todo o estado. O evento, idealizado pela banda Arde Rock, distribuirá R$ 40 mil em prêmios e conta com apoio da Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do RS. Os idealizadores e organizadores, cuja banda tem 16 anos de estrada e músicas tocadas em mais de 40 países, focam no resgate do espírito criativo de uma cena que marcou época na nossa história cultural: os circuitos de rock dos anos 80 e 90.
A banda Psycho Rockers, de Montenegro, após uma primeira fase que reuniu centenas de trabalhos, ficou entre as dez finalistas do festival com a música autoral “Coração Manda”. Criada em 2020, a “Psycho” vem desde 2022 com a atual formação, que conta com Daniel Pigozzo (baixo), Mamutinho (vocal e guitarra), Gerônimo Bessi (guitarra e vocal de apoio) e Cristiano Peres (bateria). Para Pigozzo, um dos fundadores da banda, participar do festival Arde Rock significa muito: “ter o trabalho autoral selecionado, dentre tantas bandas, em um concurso de nível estadual, é um baita incentivo para continuar criando”, frisa. E destaca a participação coletiva dos integrantes nas composições autorais, que têm ganhado cada vez mais destaque nos shows da Psycho Rockers. “Cada tem sua parte nas composições, alguém chega com a letra, ou o riff, e bastam poucas palavras para que a música seja de todos, a entrega é total, talvez o bom convívio ajude a todos vibrarem na mesma frequência, e justamente é isso que dá vida à Psycho Rockers: o peito aberto e vibrar na mesma frequência”, conclui Daniel.
Recentemente, ao lado de outas bandas locais, a Psycho Rockers abriu grandes shows que aconteceram em Montenegro, como Replicantes, Cólera e Ratos de Porão, além de diversos shows próprios, incluindo acústicos e as “Psycho Fest”, onde os integrantes da banda e suas famílias comandam ações sociais para arrecadação de brinquedos e materiais escolares para crianças carentes. Com um grupo fiel de fãs que faz questão de ostentar camisetas, bonés e adesivos da banda, outra marca do grupo é a presença dos familiares de todas as idades nos shows.
O guitarrista Gerônimo Bessi destaca que só a participação nesta final mostra que a música sincera, pensada, mas vinda do coração acima de tudo, traz resultados: “só de poder ter a oportunidade de tocar em um evento como esse, já ganhamos como banda”, afirma o músico. Que completa: “isto mostra também que, aos poucos, a cena autoral toma força e, talvez um dia, inspire mais músicos a fazer parte dessa cena tão satisfatória, às vezes cruel, mas que vale muito a pena quando escutamos nossas próprias músicas, onde colocamos toda a nossa alma em cada detalhe”.
A final do Arde Rock Fest, que para além do festival realizou diversos trabalhos de inclusão social e fomento à cultura, será no dia 24 de janeiro de 2026 no CADOZ Boulevard, em Santa Maria. Além da Psycho Rockers, de Montenegro, bandas de Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Bento Gonçalves, Rio Grande, Santa Maria (duas bandas), Arroio Grande e São Borja fecham as dez finalistas. Os shows ocorrerão à noite, mas a organização do festival exige a presença das bandas já pela manhã no local de evento para passagem de som. Os integrantes da Psycho Rockers buscam, agora, apoio para viabilizarem a sua participação na grande final.
Texto: Oscar Bessi Filho



0 Comentários