Harmonia se despede do ex-prefeito Valério Persch

O ex-prefeito e ex-presidente da Cooperativa Ouro do Sul, Theobaldo Valério Persch, faleceu no início da manhã desta terça-feira, dia 14, aos 92 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Sagrada Família, de São Sebastião do Caí. Deixa esposa Maria Agnes Persch, filhas Clarice e Maica, netos, bisneto, genros, demais familiares e muitos amigos. O velório acontece na igreja velha de Harmonia. Nesta quarta-feira, dia 15, haverá missa às 9 horas da manhã na igreja Matriz, com posterior sepultamento no cemitério da comunidade.
Várias são as homenagens ao líder político e comunitário, que deixou um grande legado de serviços prestados para Harmonia e a região. A Prefeitura Municipal de Harmonia emitiu nota de pesar lembrando que Theobaldo Valério Persch foi prefeito entre 1993 e 1996. Theobaldo também teve uma trajetória marcante como presidente da Cooperativa Ouro do Sul, função que desempenhou com dedicação e compromisso por dois mandatos (1990-1994 e 1998-2018). “Neste momento, expressamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos, reconhecendo a importante contribuição que ele deixou para desenvolvimento do nosso município”, destaca a nota da Prefeitura, informando que foi decretado luto de três dias no município. Além de prefeito, Valério Persch foi também vereador em Montenegro entre 1983 e 1988, antes da emancipação de Harmonia.

A Ouro do Sul também prestou homenagem, ressaltando que Theobaldo Valério Persch foi um grande protagonista na história da Cooperativa. “Iniciando sua trajetória na cooperativa em 1959, assumiu a presidência em 1990, num momento de sérias dificuldades financeiras. Com dívidas acumuladas e credibilidade abalada, foi Persch quem liderou o processo de recuperação, renegociando débitos e reerguendo a confiança dos associados. Com exceção do período em que foi prefeito entre 1993 e 1996, dedicou praticamente toda a sua vida à cooperativa. Retornou à presidência em 1998 e permaneceu no cargo até 2018, completando duas décadas à frente da Ouro do Sul. Durante sua gestão, a cooperativa se modernizou, recuperou força e reafirmou seus princípios de união, trabalho e seriedade — valores que sempre o acompanharam. Hoje nos despedimos de um grande exemplo de liderança e dedicação. Theobaldo Valério Persch não foi apenas presidente da Cooperativa Ouro do Sul — foi parte viva da sua história. Com seu trabalho incansável, guiado pela honestidade, coragem e amor pela comunidade, ajudou a construir o que somos hoje. Sua trajetória é marcada por superação e cooperação. Enfrentou crises com serenidade, acreditou nas pessoas e fez do cooperativismo sua missão de vida. Seu legado permanece — nas conquistas, na confiança dos associados e no espírito de união que ele cultivou. Gratidão eterna, Seu Persch. Seu exemplo continuará inspirando gerações a acreditarem que, quando se trabalha junto, todos crescem”, destaca a nota.





0 Comentários