Calendário de pagamento do IPVA será anunciado nesta terça-feira
A Secretaria da Fazenda do Estado vai apresentar na manhã desta terça-feira, dia 3, às 9h, o calendário e as condições do pagamento do IPVA para 2025. A equipe da Receita Estadual estará à disposição dos jornalistas em encontro realizado em Porto Alegre. A apresentação será transmitida através do Youtube da Secretaria da Fazenda.
O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores de 2025, cobrado dos donos de veículos todos os anos, deverá ter uma redução média de 0,45% em relação a 2024. O percentual é definido pela tabela Fipe, das médias dos preços registrados no mercado de compra e venda. No ano passado a diminuição foi ainda maior, com queda de 3,27%, após duas elevações, de 22% em 2022 e 10% em 2023.
Em outubro terminou o prazo para os proprietários de veículos, emplacados no Rio Grande do Sul e inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, garantirem desconto no IPVA do próximo ano. O máximo de desconto é de 5% atingido com pelo menos 150 notas fiscais com CPF. Ainda é oferecido o desconto do Bom Motorista, para condutores sem multas.
A partir de janeiro de 2025, todo proprietário de veículo motorizado vai voltar a pagar o seguro DPVAT – para garantir a proteção de vítimas de acidentes de trânsito. O seguro cobre indenizações por morte, invalidez permanente e reembolsa despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional. A cobrança do DPVAT foi extinta em 2020 e desde então as indenizações estavam sendo pagas pelo fundo acumulado, mas desde novembro do ano passado o pagamento para as vítimas está suspenso. O novo nome do DPVAT é SPVAT, que significa Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito.
0 Comentários