Previsão de grande enchente deixa região em alerta

Caí começou a remover famílias do bairro Navegantes para o ginásio do Rio Branco - Crédito: Defesa Civil

Difícil prever qual o tamanho da enchente, mas o alerta é que se deverá ter mais uma grande cheia do rio Caí na região. E a preocupação maior é que a inundação pode acontecer durante a noite e madrugada. Por isso os municípios do Vale do Caí, através da Defesa Civil de cada cidade, estão alertando os moradores das zonas ribeirinhas.

Caí vive a preocupação com mais uma enchente
– Crédito: Defesa Civil

Em São Sebastião do Caí a projeção é de uma enchente de mais de 13 metros. Por isso a Defesa Civil colocou carros de som para pedir que as famílias em área de risco deixem suas residências o mais breve possível. E iniciou a remoção de famílias do bairro Navegantes para o ginásio do bairro Rio Branco. Pela régua da CPRM às 19h o rio estava em 10m67, tendo subido cerca de 9 metros desde ontem. Segundo a Defesa Civil, está subindo uma média de 40 centímetros por hora. Contatos podem ser feitos pelos telefones 980509627 da Defesa Civil, 193 dos Bombeiros e 190 da Brigada Militar. Até às 20h10 a Assistência Social do Caí tinha cadastrado 14 famílias (35 adultos e 26 crianças) abrigadas no ginásio do Rio Branco.

O Vale do Caí também monitora a situação da Serra, onde houve um grande volume de chuva e tem a nascente do rio desde São Francisco de Paula. Em Nova Palmira (Caxias do Sul) o rio já subiu quase 6 metros pela régua da CPRM, superando o que ocorreu no ciclone e na grande enchente de junho. Chegou a estagnar no meio da tarde, mas depois voltou a subir e no início da noite estava em 5m94cm.

Em Feliz, conforme os Bombeiros Voluntários, o rio estava subindo uma média de meio metro por hora no início da tarde. Já no início da noite estava em 7,70m, subindo cerca de 20 centímetros por hora na medição das 18h30.

Em Bom Princípio, no boletim das 16h, da Defesa Civil, marcava 12 metros para o rio Caí e 7m50cm no Arroio Forromeco. Portanto, chegando a estado de emergência e já causando vários transtornos, como bloqueios de ruas e estradas, além de queda de barreira na estrada velha entre Santa Teresinha e Santa Lúcia.

Já em Montenegro a Defesa Civil e os Bombeiros também estão em alerta. O rio está subindo uma média de 20 centímetros por hora. Pela régua da CPRM estava em 5m40 às 19h30, já se aproximando da cota de inundação a partir dos 6 metros. Em caso de emergência deve ser feito contato com o telefone 193 dos bombeiros. “Teremos enchente, que a princípio de grande preocupação, que nos deixa preocupados, mas estamos preparados”, destaca o prefeito Gustavo Zanatta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro × dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página