Projeto de William Koch vence o concurso para revitalização do centro do Caí
Foi conhecido na noite de ontem, sexta-feira, dia 10, o projeto vencedor para a revitalização do centro de São Sebastião do Caí. Com 49% dos votos, venceu o projeto do estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, o caiense Wiliam Fuchs Koch. A divulgação do resultado ocorreu durante evento no estacionamento da Igreja Matriz, que teve também show da banda Planeta Sul.
A votação popular, pelo site da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ocorreu entre 1º e 7 de dezembro. Três projetos concorreram, dando a comunidade caiense a oportunidade de escolher o melhor projeto e ajudar a revitalizar o centro da cidade. Antes teve um período de inscrições, até o final de julho, podendo participar acadêmicos no 8º semestre de arquitetura ou arquitetos já formados.
Como a Prefeitura já anunciou melhorias no calçadão e na Praça da Matriz, a ideia agora é ampliar a revitalização do centro. E isso inclui, por exemplo, a construção de uma Rua Coberta, para ser palco da realização de eventos e diversas ações visando incrementar e valorizar o comércio local.
Entre os projetos que participaram do concurso estavam o do arquiteto e urbanista Gabriel Gabiras da Silva; dos urbanistas Guilherme Zamboni e Júlio Schiedeck; e do estudante de Arquitetura e Urbanismo Wiliam Fuchs Koch. Em seu facebook, a CDL agradeceu a participação de todos e também da comunidade. O prefeito Júlio Campani e o presidente da CDL, Rosano Adam Goulart, participaram do evento de divulgação do resultado do concurso.
Conforme consta no site do concurso, William Fuchs Koch destaca que “no movimento histórico da cidade, com sua criação e desenvolvimento, a partir das margens do rio Caí, buscou nesse conceito o desenho formal do projeto proposto. Destaca que se inspirou na correnteza presente no rio, transportando para a cidade. As imagens projetam, por exemplo, quiosques e mobiliário urbano, incluindo também a rua coberta.
O projeto agora deverá servir de inspiração para a execução das futuras obras de revitalização em locais da área central do Caí a serem definidos pela Prefeitura em conjunto com o vencedor do concurso, de acordo com a viabilidade financeira.
0 Comentários