Região tem seis espetáculos de teatro gratuitos

Três municípios do Vale do Caí estão sendo contemplados com apresentações do espetáculo teatral Em Busca de Sentido, do projeto Carrossel Cultural. Bom Princípio, Feliz e Tupandi contarão com duas apresentações cada, com entrada franca e destinada ao público com mais de 14 anos.

A peça, que é sucesso em São Paulo, se baseia no livro de mesmo nome escrito em 1946 e que retrata as experiências do psiquiatra Viktor Frankl, um detento do campo de concentração na Alemanha nazista. Durante cerca de 45 minutos, o público acompanha as vivências e problemáticas do personagem, que se resumem na frase: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se”.

Conforme a psicóloga Jóice Seidl, idealizadora e voluntária da ONG Baleia do Bem e que assistiu à peça em São Paulo, a narrativa traz reflexões existencialistas sobre a vida e seus desafios a partir das experiências do protagonista, que busca encontrar razões para viver. “O espetáculo mostra que, mesmo com todas as voltas que a vida dá, sempre é possível encontrar uma razão para viver”, destaca Jóice, que ao final da peça faz uma análise e reflexão com o público.

“Frankl nos ensina o que ele mesmo viveu nos campos de concentração: que sempre nos sobra a ‘última liberdade humana’, que é a capacidade de escolher a atitude pessoal que se assume diante de determinado conjunto de circunstâncias. Frankl e outros prisioneiros comprovaram a capacidade humana de erguer-se acima do seu destino externo ao optarem por serem ‘dignos do seu sofrimento ‘, observa Jóice.

Além da obra refletir sobre a existência e a busca de sentido para seguir em frente, o espetáculo teatral também é inclusivo. Para deficientes visuais, haverá roteiro da programação com impressos descritivos em braile. Já para deficientes auditivos, a descrição da programação será realizada por meio de um intérprete de libras.

Onde e quando
– Em Tupandi, no dia 1º de dezembro, no Centro de Eventos, às 10h30 e às 19h30
– Em Bom Princípio, no dia 2 de dezembro, no Centro de Eventos, às 14 e às 19h30
– Na cidade de Feliz, no dia 3 de dezembro, no Centro Cultural, às 8h30 e às 14h30

Promotores
O espetáculo conta com a parceria da Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio das empresas Fibraform, Basso Pancotte e Intersul. Tem o apoio da ONG Baleia do Bem
e é uma realização da Steffen Projetos e Eventos, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezoito + 17 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página