Prefeito Guará e Acis tratam de pautas como pontes do Matiel e prevenção de enchentes

Na segunda-feira à noite, dia 17, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS) de São Sebastião do Caí promoveu sua primeira reunião mensal de 2025, reunindo associados.
O presidente da ACIS, Thomas Oderich, abriu a reunião dando as boas-vindas citando os novos associados mais recentes, como Agriplugs, Restaura Jeans, PH 10, Ibamar Bandeira Júnior (que entraram no segundo semestre de 2024) e Apuracrono, Padaria München e Vida Vacinas (que entraram agora em 2025). Em seguida, o prefeito João Marcos Guará apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros 75 dias do novo governo e o que está previsto para os próximos meses. E falou sobre os preparativos para a comemoração dos 150 anos de São Sebastião do Caí, entre 30 de abril e 4 de maio.

Demais pautas abordadas
• Infraestrutura e mobilidade – Atualizações sobre os acessos para as empresas às margens da ERS-122 e a situação da ponte ERS-124 (Caí-Harmonia).
• Participação regional – Discussão sobre as pautas da Federasul, destacando São Sebastião do Caí como sede do Fórum Macrorregional e trazendo importantes temas para debate:
• Prevenção a enchentes – Planejamento e execução de medidas integradas com os municípios e bacias hidrográficas, incluindo construção de diques, desassoreamentos, bombas hidráulicas e recuperação das margens dos rios, além de ações da Defesa Civil. Também se busca a reativação dos cursos d’água como meio de transporte. (Coordenação: Júlio Campani | Vices: Maria Celina Mello e Renan Zancanari)
• ERS-118 – Duplicação entre Gravataí e Viamão, sem pedágio.
• BR-448 – Prolongamento da Rodovia do Parque até Portão/ERS-240.
• ERS-010 – Construção da Rodovia do Progresso entre Porto Alegre e Sapiranga.
Empreendedorismo feminino – Ângela Schlickmann apresentou as iniciativas do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIS.
Sustentabilidade e Prevenção de Enchentes – Luciana Schneider compartilhou a experiência da ACIS na Conferência Estadual de Meio Ambiente, na qual ela foi eleita delegada no Eixo “Justiça Climática” para representar o setor privado do Vale do Caí na etapa nacional em Brasília.
Projeto “Juntos pelo Caí” – Reinaldo Fritzen trouxe atualizações sobre a fase final de assinatura dos contratos e cronograma de início das obras do Prédio da Brigada, Escola e moradias.
Educação – O diretor da Escola Sinodal Progresso, Lorio Schrammel, apresentou um relatório sobre o expressivo crescimento do número de alunos, que passou de 84 em 2024 para 241 em 2025. Ele solicitou o apoio da ACIS na indicação de alunos para bolsas de estudo e destacou a necessidade de completar as vagas nos novos cursos técnicos em Informática e Administração.
Prestação de contas e planejamento – foi apresentado o resumo financeiro de 2024 (investimentos, despesas e saldos), e também comentado sobre os projetos para 2025.
No final do encontro foi aberto espaço para assuntos gerais levantados pelos associados e um jantar de confraternização.
0 Comentários