Expectativa pelo anúncio dos novos soldados para o Vale do Caí

Dos 676 novos PMs do Estado, Montenegro teve a maior formatura com 264 soldados e se espera que alguns sejam destinados para aumentar a segurança na região

Na última quinta-feira, dia 20, ocorreu à formatura de 676 novos soldados no Rio Grande do Sul. Em Montenegro, no ginásio do Sesi, aconteceu a cerimônia com maior número de formandos, num total de 264 que estudaram na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES). As demais formaturas, todas iniciando às 10h da manhã, ocorreram em Porto Alegre (177 alunos), Santa Maria (120) e Osório (115).

Desde 1º de agosto do ano passado os alunos, vindos de vários Estados, participaram do Curso Básico de Formação de Policial Militar, num total de 1745 horas de aula, incluindo disciplinas presenciais e à distância, com orientações desde uso da força e da arma, Direito Penal, ética e cidadania, urgências e emergências, mediação de conflitos até os estágios supervisionados em que atuaram no policiamento ostensivo. No estágio operacional a população viu os alunos pelas ruas da região, reforçando o policiamento e aumentando a sensação de segurança, atuando na fiscalização e operações de forma supervisionada.

Ainda não se tem ao certo quantos novos soldados vão ficar no Vale do Caí para aumentar o efetivo. Comandantes regionais e das cidades, assim como prefeitos e demais lideranças, encaminharam pedidos de reforço nos efetivos da região. A definição depende do Comando Geral da B|M, levando em conta a necessidade para as regiões com maior índice de violência. E como o Vale do Caí tem baixos números de criminalidade, a tendência é de que não tenham muitos destinados para o 5º BPM, sediado em Montenegro, e o 27º BPM, com sede em São Sebastião do Caí, que abrangem os 19 municípios da área do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Vale do Caí). Mesmo assim, a expectativa é de que pelo menos vinte novos PMs fiquem na região. Por parte dos formandos, a escola pelo local em que vão atuar depende da nota na conclusão do curso.

A Escola da Brigada em Montenegro também deve receber uma nova turma de alunos-soldados a partir de agosto, oriundos da segunda chamada do mesmo concurso que teve formatura na última quinta-feira. E também é esperado um novo concurso para o próximo ano. Enquanto isso, a EsFES vai continuar sendo movimentada com a realização de cursos de especialização de policiais.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página