Oferecidos em uma parceria da Prefeitura de Montenegro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), seis cursos gratuitos em várias áreas iniciarão na próxima semana. As capacitações, disponibilizadas e anunciadas na primeira edição do “Feirão de Cursos”, projeto organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), se estenderão até o mês de outubro, com a participação de cerca de 80 alunos já cadastrados.

O curso de Operação de Empilhadeira, que conta com 56 horas totais, será o primeiro a iniciar. As aulas teóricas vão de 1º a 11 de agosto, das 19h às 22h, e as práticas acontecem nos sábados, dias 13, 20 e 27 de agosto e 3 de setembro, das 8h às 17h. De acordo com a diretora de Qualificação Profissional, Daiane Almeida de Azevedo, a procura da comunidade foi muito boa, no entanto, alguns cursos ainda contam com vagas disponíveis para a população. “Os que se inscreveram agora terão uma grande oportunidade de se prepararem para se aperfeiçoar ou ingressar no mercado de trabalho”, destaca. Daiane enfatiza ainda que as capacitações gratuitas são uma excelente medida para a inserção de pessoas nas empresas e indústrias, e que o poder público continuará empenhado em oferecer essas oportunidades para a população.

Outro curso que inicia em seguida é o de Instalações Elétricas, que conta, ao todo, com 80 horas. Essa capacitação inicia no dia 8 de agosto e vai até 2 de setembro. As aulas são sempre de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Já o de Operações de Preparação e Soldagem (120 horas), vai de 12 de setembro a 26 de outubro, de segunda a sexta, das 18h às 22h. A parceria entre a Prefeitura e o Senai também oferecerá capacitações na área da gastronomia. Em setembro, ocorrerão três cursos que envolvem o tema. A capacitação de Elaboração de Produtos e Panificação e Confeitaria começa no dia 5 e vai até o dia 28, com aulas de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h.

Há, também, na mesma área, vagas disponíveis para cursos com menor duração. O de Produção de Massas e Molhos, com apenas 16 horas, acontece de 13 a 16 de setembro; e o de Produção de Pizzas Artesanais, com 12 horas, inicia no dia 21 de setembro e vai até 23 do mesmo mês. As aulas destes dois cursos acontecem das 13h às 17h. Segundo Daiane, a expectativa é que os alunos perseverem nas capacitações para que o objetivo do projeto seja alcançado. “Queremos ver essas pessoas, depois do curso, crescendo em suas empresas ou conseguindo um trabalho para melhorar sua qualidade de vida”, enfatiza a diretora.

Para se inscrever nos cursos que ainda restam (Produção de Massas e Molhos e Produção de Pizzas Artesanais) o cadastramento vai das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, na sede da SMHAD, na rua Apolinário de Moraes, 1.705. A inscrição pode também acontecer por e-mail. Basta enviar mensagem para [email protected] com foto de documento de identificação e comprovante de residência. Além disso, o candidato precisa dizer qual curso quer realizar e deixar um telefone de contato.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3632-3715.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here