Bom Princípio busca tornar hospital referência em traumatologia e outras especialidades

Prefeito Vasco Brandt esteve reunido com a secretária estadual da saúde Arita Bergmann - Crédito: Prefeitura
Garantir serviços de saúde de qualidade e ampliar as especialidades oferecidas no Hospital São Pedro Canísio estiveram em pauta em reunião realizada em Porto Alegre. Os assuntos foram temas centrais da audiência realizada entre o prefeito Vasco Brandt, a secretária de Saúde e Assistência Social, Rejane Maria Schlindwein Eglior, o deputado estadual Luciano Silveira e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na última quarta-feira. O encontro reforçou o compromisso do município em avançar para que o hospital se torne referência em traumatologia, além de ampliar o atendimento em oftalmologia e otorrinolaringologia, beneficiando diretamente toda a população da região.
Em março deste ano, a administração municipal, liderada pelo prefeito Vasco, em parceria com os municípios da Amvarc, solicitou que o hospital de Bom Princípio se tornasse referência regional para estas especialidades. A equipe local, com o apoio da secretária Rejane e da diretora do São Pedro Canísio, Adriana Schwade Seibel, já estava preparada e estruturada para assumir esta responsabilidade, o que gerou grande expectativa entre os municípios da Amvarc, que demonstraram interesse em contar com a estrutura do hospital para atender a população da região.
Durante a reunião, a secretária Arita Bergmann demonstrou satisfação pela iniciativa dos representantes de Bom Princípio em dialogar diretamente sobre o tema. Ficou claro que o Estado pretende ampliar o atendimento, criando mais um centro especializado na região. De acordo com o prefeito, esta proposta abre caminho para que Bom Princípio se torne referência também em oftalmologia e endocrinologia.
“Nosso objetivo não é tirar serviços de qualquer outro hospital. O que buscamos é ampliar a oferta de atendimentos especializados, porque hoje há uma defasagem significativa na saúde em todo o Estado. Muitos serviços não estão dando conta da demanda, e isso impacta diretamente a população, que enfrenta filas longas e dificuldade de acesso”, afirmou o prefeito.
“Ao colocar Bom Princípio como uma alternativa, seja em uma, duas ou até três especialidades, estamos contribuindo para desafogar o sistema e melhorar o atendimento como um todo. Queremos que mais pessoas tenham acesso a consultas e procedimentos com mais agilidade e dignidade. É uma construção coletiva em favor da saúde pública”, enfatizou.
O próximo passo será uma reunião com prefeitos dos municípios vizinhos da região da Amvarc para avaliar o interesse coletivo em apoiar e fortalecer o hospital de Bom Princípio como centro de referência em traumatologia e outras especialidades. “Voltamos muito confiantes desta audiência. Foi um passo importante para avançarmos na conquista destas especialidades para o nosso hospital. Mas estamos cientes que precisamos ter cautela, até que as definições sejam concretizadas, evitando expectativas prematuras caso o processo não se confirme”, enfatizou o prefeito.
“Sabemos da necessidade e do impacto positivo que isso terá para Bom Princípio e região, por isso seguiremos firmes na busca pela ampliação e qualificação dos serviços de saúde oferecidos à população do nosso município e também da região, reforçando nosso compromisso em proporcionar atendimento mais próximo, eficiente e especializado”, acrescentou Vasco.
Reunião nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, a secretária de Saúde, Rejane, participará de uma reunião com as coordenadoras regionais da 5ª e 1ª Coordenadorias de Saúde, juntamente com a diretora do hospital, Adriana. Na oportunidade serão alinhados os próximos passos e avaliadas as possibilidades de implantação das especialidades no Hospital São Pedro Canísio.
Prefeito Vasco Brandt esteve reunido com a secretária estadual da saúde Arita Bergmann – Crédito: Prefeitura

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 + 19 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password