Campani esclarece sobre ações de prevenção às enchentes e desassoreamento

Prefeito participou de reuniões e busca de recursos - Crédito: Reprodução

O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, prestou informações e esclarecimentos sobre as ações visando a prevenção às inundações.

Campani lembra que no dia 29 de julho participou, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. do evento de lançamento do Edital de Desassoreamento de arroios e rios, onde serão investidos 300 milhões de reais. Os Municípios em Calamidade serão contemplados com até R$ 1.500.000,00 para esta finalidade, desde que apresentem projetos. “São Sebastião do Caí já está elaborando seu projeto e que será enviado ao Governo do Estado na próxima semana”, frisou.
No dia seguinte, o prefeito participou da reunião com os Ministros Rui Costa, da Casa Civil; Paulo Pimenta, do Ministério da Reconstrução; Jader Filho, da Habitação; e Valdez Góis, da Infraestrutura, junto com o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza, oportunidade em que o Governo Federal lançou o Programa PAC Seleções. Para o Vale do Caí, especificamente São Sebastião do Caí, Harmonia, Pareci Novo e Montenegro, o Governo Federal destinará, através de Recursos Extras do Tesouro, R$ 14.500.000,00 para a contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto de construção dos diques (nos quatro municípios). O projeto irá contemplar o estudo feito pela Metroplan em 2014 que tratava de “Estudos de Alternativas para Minimização do Efeito das Cheias do Trecho Baixo do Rio Caí”.
Na próxima semana, os Prefeitos dos quatro municípios serão chamados para uma reunião em Porto Alegre, com o Ministro Paulo Pimenta e representantes do Governo do Estado, para definição sobre quem ficará com a responsabilidade de contratar a empresa para elaboração do projeto, ou seja, o Governo do Estado ou os Municípios, através do Consórcio CISCAI.
Na mesma oportunidade, o Ministro Rui Costa anunciou que o Governo Federal contratou a empresa INFRA S/A, para a realização da Batimetria do Rio Caí. Batimetria é a medição do nível do rio para identificar os pontos assoreados, permitindo que os recursos do Governo do Estado sejam utilizados no desassoreamento.
Júlio Campani ressalta que, nesse sentido, é importante ressaltar que a responsabilidade pelo desassoreamento do Rio Caí é, como visto, dos Governos Federal e Estadual. “A competência do Município é a limpeza dos arroios, trabalho que já está sendo realizado no Arroio Coitinho, além do hidrojateamento das ruas, também em andamento”, destaca.
O prefeito Júlio Campani, na reunião do dia 30 de julho, aproveitou para solicitar ao Governador do Estado, Eduardo Leite, que determine ao DAER, a agilização dos trabalhos para a implantação das galerias na ERS 124, obra essa que certamente irá minimizar o efeito das enchentes em São Sebastião do Caí, Harmonia, Pareci Novo e Montenegro.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página