Inmet segue com alerta para o risco de tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ainda ontem, quarta-feira, dia 20, quatro alertas de tempestades válidos para esta quinta, feira (21).
Após o forte calor do primeiro dia de outono, ontem de noite ocorreu chuva forte em várias cidades da região. E na madrugada desta quinta-feira, além de chuva intensa, ventos fortes atingiram várias cidades, causando danos e deixando muitos pontos sem luz. O alerta de temporal segue na manhã desta quinta-feira.
Pede-se que as pessoas permaneçam em locais seguros não expondo-se a riscos. Os alertas mais severos, de cor vermelha, e também os intermediários, de cor laranja, abrangem todo o Rio Grande do Sul. Ontem já havia sido emitido alerta laranja para alguns pontos do Estado.
O primeiro alerta foi para o risco de chuva volumosa — de 60mm por hora ou acima de 100mm ao longo do dia —, vento superior a 100 km/h e granizo. De acordo com o aviso, as principais áreas afetadas neste primeiro comunicado são a Fronteira Oeste, o Noroeste, as regiões central e sul do Estado.
O segundo alerta, também com as mesmas condições do tempo que o primeiro, indicando grande perigo, é válido até o meio-dia desta quinta-feira alcançando o Norte, a região metropolitana de Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, incluindo também o Vale do Caí. O risco de danos em alertas vermelhos é considerado elevado pelo Inmet. Entre os impactos previstos, estão estragos em edificações, quedas de energia elétrica, prejuízos em plantações, destelhamentos, alagamentos, derrubada de árvores e postes, transtornos no transporte rodoviário, entre outros.
Fique atento e se necessário mantenha contato com a defesa civil do município: 51 995303746, com Bombeiros e Brigada Militar.
0 Comentários