Caso Master: bate-boca e troca de acusações na sessão do STF

Alexandre de Moraes e André Mendonça discutiram durante a sessão no STF - Crédito: STF

A sessão extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF) desta terça-feira, dia 15, em Brasília, está sendo marcada pelo clima de tensão, incluindo bate-boca com troca de acusações entre ministros. O plenário está reunido para analisar um relatório da Polícia Federal (PF), com base nas mensagens do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master e que se encontra preso. O julgamento deve decidir se o ministro Alexandre de Moraes será ou não investigado sobre o caso.

Entre as manifestações já ocorreram discussões entre Alexandre de Moraes, André Mendonça e Gilmar Mendes, assim como entre o presidente do STF, Edson Fachin, e Flávio Dino. Os embates incluem trocas de farpas, questionamentos e acusações sobre vazamentos e investigações. Dois ministros, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli, se declararam impedidos de votar. Com isso o plenário do STF passou a contar com no máximo oito votos para decidir o futuro da investigação.

Após o intervalo, a sessão foi retomada por volta de 15h30. Deve ser analisada a possibilidade de suspender o julgamento e retomar a análise na próxima terça-feira, dia 23, juntando com a sessão sobre os procedimentos adotados pelo ministro André Mendonça. Também pode ter pedido de vista, solicitando mais tempo para analisar o caso. Se o relatório da PF for considerado válido, os ministros poderão avaliar se os elementos reunidos justificam a abertura de uma investigação contra Moraes ou se o caso deve ser arquivado.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password