Hospital de Bom Princípio agora é ponto de coleta de sangue
Um misto de emoção e sentimento de realização tomou conta do público presente no sábado de manhã, durante a inauguração do ponto fixo de coleta de sangue. Desde as 8h do dia 23, quando foi feita a primeira coleta de sangue na estrutura da UPA, Bom Princípio passa a escrever um novo capítulo em sua história. Agora, toda região pode doar sangue no hospital São Pedro Canísio.
O momento também foi marcado por uma breve inauguração, que contou com a presença da diretora do Hospital, Adriana Schvade Seibel, do prefeito Fábio Persch, da secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, da enfermeira chefe de Divisão Técnica de Hemoterapia, Aline Gularte, do vereador Vanderlei Arnhold, de membros do Conselho de Administração do Hospital, médicos, equipe técnica do Hemorgs e do São Pedro Canísio e, muito especialmente, de doadores de sangue e do mascote Hemotchê, os protagonistas desse ato.
Em sua fala, Adriana destacou a surpresa de ter 320 pessoas inscritas em poucos dias quando da última campanha de doação de sangue anunciada em Bom Princípio. “Insistimos muito com o Hemorgs e prontamente colocamos uma equipe para se capacitar, providenciamos tudo que foi exigido, e hoje estamos aqui realizando esse sonho, de contribuir com mais sangue e mais vida para nossos Hemocentros”, disse, ressaltando várias vezes que nada é impossível quando se sonha junto.
Aline elogiou muito toda equipe do hospital e também a administração municipal, que foram parceiros nessa conquista. Disse que o tempo entre a sinalização positiva por parte do Hemorgs e o início da coleta foi recorde, sem precedentes. “Agora teremos 25 coletas por ano em Bom Princípio em vez de uma”, comemorou.
O prefeito Fábio também se mostrou emocionado com a conquista e enalteceu o trabalho da gestão do hospital, da Secretaria de Saúde e do vereador Wanda pelo seu empenho pessoal pela causa. Da mesma forma, o vereador ressaltou o quanto estava feliz por essa conquista para Bom Princípio e região.
Aline ainda fez a entrega de certificados de reconhecimento pela parceria com a Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue para a administração municipal, Secretaria de Saúde, Hospital e Conselho de Administração, e recebeu flores como forma de agradecimento pelo esforço para que tudo desse certo.
Enquanto que a pequena cerimônia transcorria no hall da UPA, lá dentro muitos doadores faziam seu gesto de solidariedade, coroando esse momento histórico.
Coleta será quinzenal
Por enquanto a coleta é feita em uma sala adaptada da UPA, quinzenalmente, em sextas-feiras ou sábados. Mas em breve a coleta passará para uma sala preparada especialmente para isso, no hospital.
As próximas coletas estão agendadas para os dias 6 e 21 de dezembro. Por dia, 40 pessoas poderão doar sangue. Para uma melhor organização, pede-se que o doador entre em contato para agendar seu horário pelo fone 2024-0192/ 0800-222 0192 ou Whats (51) 98574-7698.
0 Comentários