Prefeitura/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Maratá informou que nesta quarta-feira, dia 22, um morador do município procurou o Centro Municipal de Saúde com sintomas gripais e foi encaminhado à ala Covid-19, onde é feito o atendimento de pessoas suspeitas de contaminação pelo coronavírus. O homem, de 38 anos, trabalha em outra cidade e relatou que há 10 dias apresenta sintomas. Ele teve contato com caso positivo.

Segundo informações, o morador passou a última semana trabalhando em Farroupilha, na Serra Gaúcha. No domingo retornou para Maratá. Segundo ele, desde então não saiu de casa. Após triagem e atendimento pela equipe do Centro de Saúde, foi realizado um teste rápido que apontou o caso como positivo. Por apresentar sintomas leves (tosse seca, dor de cabeça, febre, diarreia e sensação de fraqueza), o paciente foi encaminhado para casa, onde ficará isolado juntamente com a família, se recuperando conforme os protocolos do Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde está orientando e monitorando o paciente, seus familiares, e pessoas que tiveram contato com ele conforme relato durante a consulta médica.

Orientações e sintomas

A Prefeitura aproveita para reforçar as medidas impostas pelo Decreto de Calamidade Pública, para que as restrições de circulação de pessoas sejam respeitadas. O pedido é para que as pessoas fiquem em suas casas, saindo somente para realizar o essencial. Em caso de necessidade, a orientação é para que apenas uma pessoa de cada família vá ao mercado, além de lavar regularmente as mãos com água e sabão, façam o uso do álcool gel, idosos acima de 60 anos permaneçam sempre em casa, deixem suas residências bem arejadas e estejam mais de dois metros de distância das pessoas. O uso de máscaras é outra proteção contra a doença.

Também é preciso ficar atento aos sintomas: coriza, tosse seca, e principalmente febre e falta de ar. Se apresentar os dois últimos sintomas, ligue imediatamente para o Plantão (996 548 322). Se apresentar outros sintomas de gripe e suspeitar que seja coronavírus, ligue para a Vigilância em Saúde de Maratá (996 997 722) para receber orientações e avaliação do caso. Quem teve contato com pessoas com suspeita ou confirmação para Covid-19, deve comunicar imediatamente a Vigilância em Saúde do município. Estamos à disposição da comunidade para qualquer dúvida e informação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here