Crédito: Cleo Meurer/Arquivo/FN

Foram divulgados, nessa sexta-feira, dia 1º, os números relativos aos atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra no primeiro quadrimestre de 2020. No período, foram atendidos 147 chamados, um recorde na história da entidade, que realiza plantões desde o ano de 2012.

Somente no mês de abril foram 51 ocorrências atendidas, boa parte delas casos de incêndio em matas e acidentes automobilísticos, além de atendimentos clínicos (socorros domésticos). Em todo o ano de 2019, os bombeiros haviam prestado atendimento em 356 ocorrências.

“As queimadas realizadas em propriedades rurais preocupam. Com a vegetação seca, o fogo se espalha com facilidade. Acabamos tendo que nos deslocar para áreas de difícil acesso, muitas vezes sem sinal de celular também, o que pode prejudicar o atendimento a outras ocorrências. Usamos água potável em nosso caminhão e todos sabemos que é um recurso que precisa ser muito economizado por conta da estiagem”, alertou o comandante dos Bombeiros Voluntários, Elói Dapper, durante entrevista concedida na Rádio Nova Salvador FM, na última quarta-feira.

Presidente da associação mantenedora das atividades dos bombeiros, Márcia Forneck acrescentou que em razão da pandemia da Covid-19, os tradicionais eventos que buscam recursos para a entidade não vêm sendo realizados. “Estamos no limite, não temos sobra de verbas. Algumas empresas que faziam repasses também fizeram cortes em razão da crise”, lamentou. Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações para os bombeiros voluntários através das contas de energia da Certel ou por depósitos no Sicredi.

Nos primeiros quatro meses desse ano, foram 79 atendimentos clínicos, 23 de fogo de mato, 16 de acidentes trânsito e de quedas, seis de abastecimento de água, cinco de resgate de animais e duas de liberação de pista. Os telefones do plantão dos bombeiros são (51) 995858161 e 993931250.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here