Em Montenegro, que tem o maior número de eleitores, chegaram a se formar algumas filas no começo da manhã - Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

A votação iniciou às 7h da manhã, com horário preferencial para idosos até 10h. Depois se estende até 17h, sem interrupção ao meio-dia.

Em alguns locais da região chegaram a se formar filas no início da manhã, principalmente de idosos que queriam votar logo. Mas conforme os cartórios eleitorais da região, a votação está bastante tranqüila. Foram registrados alguns problemas em urnas eletrônicas, como em seções de Pareci Novo, Bom Princípio e Feliz, mas que foram logo substituídas. Mesários que não compareceram também foram substituídos. Em Montenegro, foi solicitada a remoção de veículos com adesivos de candidatos, que estavam em frente a locais de votação. No dia da eleição a propaganda é proibida pelos candidatos, inclusive novas postagens em redes sociais. Só é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com foto e número de candidato, como manifestação individual e silenciosa. O eleitor também pode levar uma “cola” com os números dos candidatos, para facilitar e agilizar a votação. Denúncias de propaganda irregular, compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores e outras, podem ser encaminhadas para a Justiça Eleitoral ou direto para o telefone 190 da Brigada Militar. Segundo informações, no Vale do Caí houve uma detenção hoje pela manhã, por compra de votos, em Capela de Santana.

A Justiça Eleitoral adotou todas as medidas de prevenção para garantir a segurança dos eleitores na votação, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento, com marcações, além de ser disponibilizado álcool em gel. A orientação é para que cada eleitor leve a sua própria caneta, tanto para assinar a ata de votação como para teclar na urna. Para agilizar o processo de votação e garantir mais segurança, não terá o voto biométrico, de identificação digital.

Documento de identidade ou e-Título

Para votar tem que levar um documento de identidade com foto e saber o local de votação. O eleitor também pode mostrar o aplicativo e-Título, que pode ser baixado no celular. Ele está disponível apenas para quem realizou o cadastramento biométrico. No aplicativo é possível conferir o local de votação. Basta acessar o app e clicar em “Onde votar”. Caso tenha ocorrido alguma alteração do local de votação, vai receber uma mensagem. Com o aplicativo e-Título é possível também fazer a justificativa de ausência, caso esteja em outra cidade ou com problema de saúde, inclusive suspeita ou confirmação de caso de coronavírus. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. A justificativa pode ser feita até 14 de janeiro. A multa para regularizar, caso não justifique, é de R$ 3,51. Caso não regularize pode ter uma série de impedimentos.

Divulgação no Fato Novo

Primeiro os eleitores vão votar em vereador, com 5 dígitos. E depois para prefeito, com dois dígitos. Como são só dois cargos, a votação é rápida. Lembrando que o voto é optativo para eleitores entre 16 e 18 anos, e acima dos 70 anos.

A expectativa é de uma apuração também rápida. Nos municípios menores, em poucos minutos, logo após o término da votação, através da soma dos boletins de urna já se terá o nome de quem vai administrar a cidade a partir de 2021. Já quanto aos vereadores, como é proporcional, depende do cálculo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mesmo assim os resultados oficiais devem sair até o final da tarde ou início da noite. E o Fato Novo estará dando ampla cobertura, divulgando os resultados dos municípios da região, em seu site e facebook, com transmissão ao vivo a partir das 17h, em parceria com a rádio América AM 1270, assim que a votação for concluída. E todos os detalhes depois estarão na edição impressa da próxima quarta-feira, dia 18.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here