Votação é tranqüila, com poucas filas

Em alguns locais ocorreram filas no início da manhã, mas a votação é rápida - Crédito: Michael Oliveira

A votação iniciou de forma tranqüila nesta manhã de domingo, 30 de outubro. Conforme os cartórios eleitorais da região, poucas urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas. Em Montenegro, que tem o maior colégio eleitoral, foram cinco substituições. Já em São Sebastião do Caí nenhuma urna precisou ser trocada.

Como é tradicional, no começo da votação se formaram algumas filas, o quê é comum. Algumas pessoas preferem votar logo para já estar dispensadas do compromisso e aproveitar o restante do domingo. Mas como a votação é para apenas dois cargos, o tempo de espera e curto.

Votação ocorre até as 17h
– Crédito da foto: TSE

A votação iniciou às 8 da manhã e prossegue até as 5 horas da tarde. Primeiro o eleitor deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador, com dois dígitos, entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República, também com dois dígitos, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

No primeiro turno, em 2 de outubro, o eleitor votava para cinco cargos, pois tinha também para senador, deputado federal e deputado estadual. Agora é apenas para governador e presidente. Por isso, a votação é mais rápida, assim como também deverá ser a apuração. Para agilizar, o eleitor pode levar uma colinha com os números dos candidatos. Novamente tem um tempo de um segundo até confirmar o voto, para que o eleitor tenha tempo de conferir.

Para votar deve se dirigir a sua seção eleitoral com um documento de identidade com foto, como carteira de identidade e motorista, ou o aplicativo e-título no telefone celular desde que tenha a foto. Os locais de votação são os mesmos do primeiro turno. Para quem quiser votar em trânsito, o prazo de solicitação terminou em 18 de agosto. Se o eleitor não tiver na cidade em que vota, hoje, deve justificar a sua ausência, em qualquer urna eletrônica da cidade em que estiver, ou pelo aplicativo e-título até as 17h deste domingo. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, exceto se tiver o título cancelado por não ter votado em outras eleições ou tiver pendências com a Justiça Eleitoral. Também quem não fez o recadastramento e a biometria pode votar normalmente.

Para qualquer dúvida pode consultar o site do TRE, TSE, ligar para o cartório eleitoral ou verificar no aplicativo e-título. Novamente não pode entrar com o telefone celular na cabine de votação, devendo ser deixado o aparelho com o mesário. A divulgação dos das parciais inicia assim que encerrar a votação, devendo o resultado oficial ser conhecido ainda nesta noite.

0 Comentários

Deixe um Comentário

seis + três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página