Imagem ilustrativa - TSE/Reprodução

Mesmo sem a certeza da realização de eleição municipal em 4 de outubro deste ano, devido a pandemia do coronavírus, o calendário eleitoral segue em vigor. E nesta última semana ocorreram definições importantes, já que ontem, sábado, 4 de abril, seis meses antes do pleito, vencia o prazo para filiações, troca de partido e afastamento de secretários municipais que pretendem concorrer. Por isso ocorreram mudanças importantes, sem a realização de atos políticos, devido a proibição de eventos.

Roque e Neiva no PP

Roque Schroder
– Câmara/Reprodução

 

Em São Sebastião do Caí lideranças importantes trocaram de partido. Aproveitando a janela partidária, em que pode trocar de sigla sem correr o risco de perder o mandato, o vereador Roque Schroder deixou o PSB e retornou ao PP. Quem também saiu do PSB e voltou ao PP foi Neiva Santos, retornando ao partido em que foi vereadora e chegou a concorrer à Prefeitura. Atualmente Neiva era secretária municipal de Assistência Social, cargo que deixou nesta última semana.

 

Neiva Santos
– Crédito: Câmara/Reprodução

Os dois, portanto, trocam a situação pela oposição. “Para nós Progressistas todas as filiações são relevantes, formando um grupo de candidatos a concorrer no próximo pleito municipal”, destaca o presidente do PP, o ex-prefeito Leo Klein. Sobre candidatura para a Prefeitura, Leo diz que o partido deve apoiar Julio Campani (PSDB). “Estamos acertados com Júlio Campani, em apoiar a sua candidatura a prefeito tendo como vice Mozar Hoff, do PTB. Estes acordos tem que submeter a convenção do partido. O PP, a princípio, lança a nominata para vereadores”, afirma.

 

 

Donadello no PSB

Rodrigo Donadello pode ser candidato a vice de Darci
– Reprodução/FN

O PSB perdeu duas lideranças importantes, mas em compensação recebeu outra de renome. O empresário Rodrigo Donadello, que chegou a ser cogitado como pré-candidato a prefeito pelo PP, ingressou no PSB. Em 2012 Donadello concorreu a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Leo Klein. Agora Donadello deixou o PP e ingressou no PSB, já surgindo como pré-candidato a vice-prefeito na chapa que deverá ser encabeçada pelo ex-prefeito Darci Lauermann (MDB). “Isso está em análise. Estamos conversando”, declarou Donadello, sobre a possibilidade da candidatura. O presidente do PSB, Pedrinho Griebler, destacou a importância do ingresso de Rodrigo Donadello no partido. “É um empresário jovem, carismático, bem relacionado socialmente e com futuro promissor na política”, ressaltou.

 

Saída de secretários

Três secretários municipais, que pretendem concorrer na próxima eleição, deixaram seus cargos nesta semana. Além de Neiva Santos (Assistência Social), também se afastaram Elton Fernandes (Educação) e Vilson José Rech (Agricultura). Os substitutos ainda não foram anunciados, devendo ser divulgados na próxima semana. Fernando Cofferri, o “Dente”, que é vereador eleito, preferiu não deixar as secretarias de planejamento e de obras. “Optei por continuar na administração, pois não irei concorrer ao terceiro mandato de vereador. O objetivo principal é a eleição majoritária. Vou colaborar na coordenação da campanha”, justifica Cofferri.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here