Debate entre Darci Lauermann e Julio Campani foi promovido pela CDL, ACIS e Fato Novo - Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=659664278027129&id=486743091385666&sfnsn=mo

Com uma hora e meia de duração, iniciando pontualmente às 20h de quinta-feira, dia 5, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o debate entre os dois candidatos a prefeito de São Sebastião do Caí teve recorde de audiência. Mais de 1.500 internautas acompanharam ao vivo pelo facebook da CDL, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS) e do jornal Fato Novo, que promoveram o evento. Foi montada uma grande estrutura, através da equipe D7 Produções, juntamente com o provedor de internet Caiweb, para proporcionar qualidade de imagens e áudio na transmissão. E os caienses ficaram ligados, acompanhando a troca de idéias entre os candidatos Darci Lauermann (MDB/PSB/PSD/PT) e Júlio Campani (PSDB/PTB/PP). Muitos internautas também postaram comentários na live.

Foi o primeiro debate da campanha eleitoral deste ano no Caí, que ocorreu faltando exatamente dez dias para a eleição de 15 de novembro. O objetivo foi de dar a oportunidade dos eleitores de conhecerem melhor as propostas dos candidatos que estão se propondo a governar o município pelos próximos quatro anos. O formato foi interessante e dinâmico. Já na apresentação, os candidatos respondiam a pergunta: “Por que o senhor se considera melhor preparado que o seu oponente para ser o próximo prefeito de São Sebastião do Caí?”. Depois iniciaram as perguntas, formuladas pelos próprios candidatos, mas com temas determinados pela comissão organizadora, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, comércio e serviços, indústria, agricultura e saúde financeira do município. Em seguida os candidatos tiveram a oportunidade de realizar questionamentos com tema livre. Isso tudo tendo espaços para pergunta, resposta, réplica e tréplica. E a despedida foi com as considerações finais.

A comissão formada pelo presidente da Subseção da OAB do Caí, Evaldo Kievel, e por sua vice-presidente Cristiane Rossetti, não teve trabalho quanto a pedido de direito de resposta, já que nenhuma solicitação de candidato foi solicitada, o que só ocorreria em caso de ofensa pessoal, injúria, calúnia ou difamação. Isso demonstra o alto nível do debate, que teve troca de “farpas”, mas somente no campo das idéias, nas divergências sobre diferentes temas. A Brigada Militar garantiu a segurança na rua São João, em frente a sede da CDL, impedindo qualquer manifestação para garantir o bom andamento dos trabalhos.

Darci Lauermann e Júlio Campani participaram do debate na noite de quinta-feira – Reprodução/FN

Além dos internautas que assistiram ao vivo, o debate ainda pode ser conferido nas páginas do facebook da CDL São Sebastião do Caí, ACIS São Sebastião do Caí e Fato Novo. Dezenas de pessoas compartilharam e ainda estão compartilhando. “Foi um debate muito bom, prevalecendo o respeito. O número de internautas que assistiram superou as nossas expectativas. A estrutura do debate, em geral, foi um sucesso. Agradeço a cada um que se empenhou para que tudo ocorresse dessa forma”, elogia a presidente da CDL, Renata Schaffer. “O debate foi excelente. A ACIS, CDL e Fato Novo se uniram para montar um debate que foi muito bem organizado, profissional e imparcial, dando a oportunidade dos candidatos exporem seus pontos de vista e planos de governo, e da comunidade conhecer as propostas de cada um. Cumpriram com nossa missão”, completa o presidente da ACIS, Eduardo Fuhrmeister.

Os dois candidatos também fizeram a sua avaliação sobre o debate. “Achei extremamente positivo o debate. Parabéns para todos que organizaram”, declarou Darci. “O debate foi excelente. Meus cumprimentos pela organização”, ressaltou Julio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here