Em razão da pandemia, para evitar aglomerações, diplomas serão disponibilizados de forma online - Foto ilustrativa: TSE/Reprodução

Sem filas e com uma votação bem rápida. Assim tem sido desde as 8h da manhã de hoje, 28 de outubro, dia de eleição no segundo turno.

Somente no início da manhã ocorreram pequenas filas de eleitores que queriam votar cedo
– Cleo Meurer/FN

Como são apenas dois cargos para votar o processo é bem mais rápido. No início da votação alguns eleitores já se concentravam junto às seções, com a intenção de já votarem cedo. Foi o único momento que, em alguns locais, se formaram pequenas filas, que logo terminaram com o começo dos trabalhos. A votação continua até 17h, sem intervalo ao meio-dia.

Em alguns locais ocorreram problemas com urnas. Em Montenegro, que tem o maior colégio eleitoral, duas urnas tiveram que ser substituídas, mas logo o problema foi solucionado.

Ordem dos votos

Pela ordem, primeiro o eleitor vota para governador. E depois para presidente. Para votar basta levar um documento de identidade com foto e saber o local da votação. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode votar hoje. Isso mesmo que não tenha feito a justificativa. O eleitor tem 60 dias para justificar a ausência após cada turno. Para justificar a ausência basta preencher o formulário em alguma seção específica. O documento pode ser obtido nos cartórios eleitorais, postos de atendimento, locais de votação ou pela internet.

Biométrico

O eleitor, para votar, tem que estar em situação regular com a Justiça Eleitoral, ou seja, com o título de eleitor ativo. Na maioria das cidades do Vale do Caí foi feito o cadastro biométrico. Quem não fez a revisão nos municípios onde era obrigatório teve o título cancelado. Em Montenegro e Bom Princípio a revisão eleitoral ainda não é obrigatória e todos os eleitores podem votar normalmente.

O que não pode

Hoje, no dia da eleição, é proibido qualquer tipo de manifestação coletiva referente à eleição. A boca de urna também é proibida, sendo considerado crime, inclusive sujeito a prisão. Também é proibido o transporte de eleitores, propaganda política em alto-falantes e amplificadores de som. Não pode entrar com celular na cabina de votação. Os celulares e equipamentos que registram imagens ficam retidos na mesa receptora durante a votação e depois entregues as eleitores.

Denúncias podem ser feitas para o cartório eleitoral ou diretamente para a Brigada Militar no telefone 190.

Os resultados

Os resultados para governador devem começar a ser conhecidos logo após o fechamento das urnas. Mas para presidente vai demorar um pouco mais, só a partir das 19h, devido à diferença de fuso horário entre alguns Estados.

Hoje é feriado

O dia da eleição é considerado feriado. Por isso muitos estabelecimentos comerciais, que normalmente abrem aos domingos, podem estar fechados. É o que acontece em Montenegro, onde os grandes supermercados estão fechados hoje. Mas outros estabelecimentos menores, que usam mão-de-obra de familiares, e os considerados essenciais, como farmácias e postos de combustíveis, funcionam normalmente neste domingo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here