Crédito: Governo do Estado

O mapa preliminar da 33ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado continua refletindo o alto índice de contágio de coronavírus no Estado. Segue o alerta máximo decorrente do aumento no número de casos, internações e óbitos, o mais alto desde o início da pandemia.

Nesta rodada, a única região Covid que não apresenta risco alto de contágio é Guaíba, classificada em bandeira laranja. As outras 20 regiões, incluindo todos os municípios do Vale do Caí, estão em bandeira vermelha.

Embora tenha havido redução de 4% (de 1.375 para 1.316) no número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19, pacientes em leitos de UTI aumentaram 2% (de 915 para 935). Além disso, houve abertura de cerca de 60 leitos de UTI no Estado. A elevação nos óbitos chegou a 20% (de 409 para 490) entre as últimas duas quintas-feiras, o que representa o maior patamar desde o início do modelo.

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer na terça-feira passada, dia 15. Com isso, mesmo em bandeira vermelha, os municípios da região podem adotar protocolos de laranja. Além disso, sete municípios não tiveram óbitos em internações nos últimos 14 dias e podem seguir na bandeira laranja: Brochier, Harmonia, Maratá, São José do Sul, São José do Hortêncio, São Vendelino e Vale Real.

Municípios e associações regionais que desejarem recorrer do mapa preliminar divulgado nesta sexta podem enviar solicitações para o governo até as 6h de domingo, dia 20. Depois de analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, o governo do Estado divulgará as bandeiras definitivas, vigentes de 22 a 30 de dezembro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here