Reprodução/FN

Inicia nesta segunda-feira, dia 23, a 22ª Campanha Nacional de vacinação contra a Gripe, que vai se estender até o dia 22 de maio em todo o país. Na primeira das três fases da iniciativa do Ministério da Saúde, os grupos prioritários a receberem as doses são o dos profissionais de saúde e o dos idosos. A vacina não protege contra o coronavírus, mas é importante para auxiliar na diferenciação dos diagnósticos, uma vez que os sintomas são parecidos.

Cada município tem um cronograma de vacinação, utilizando equipes, postos de saúde e unidades volantes. O importante é as pessoas evitem contatos, aglomerações, não se aproximarem, mantendo uma distância mínima de dois metros.

Vacinação no Caí

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público para destacar que a Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, dia 23. A primeira etapa da vacinação é destinada para idosos acima dos 60 anos de idade. Em São Sebastião do Caí, a sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde e as unidades básicas de saúde dos bairros Conceição, São Martim, Loteamento Popular e Navegantes estarão atendendo o público a partir das 8 horas às 11h30min e das 13h15min às 17 horas.

Estrutura foi montada junto a Secretaria da Saúde do Caí
– Crédito: Prefeitura

A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Caí organizou uma estrutura especial para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A fim de garantir a integridade da saúde dos idosos acima de 60 anos, que são o primeiro alvo da campanha, o atendimento será feito em espaço montado do lado de fora da secretaria (foto) e também nos carros daqueles que não puderem descer. Pacientes idosos acamados serão vacinados em casa ao longo da semana, mediante solicitação na unidade de saúde mais próxima de suas casas. “Estamos com todos os nossos esforços e capacidade de atendimento voltados para os possíveis casos de contaminação pelo Covid 19 e também para atender as metas de vacinação. Então tanto a sede da Secretaria de Saúde quanto as quatro unidades básicas que temos nos bairros Navegantes, São Martim, Conceição e Loteamento Popular estarão abertas para imunizar os grupos mediante o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde”, destaca o secretário Diomar Machado Flores.

Vacinação em Montenegro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza) inicia nesta segunda-feira (23) e será dividida três fases. Neste primeiro momento serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde. Importante portar cartão SUS e documento de identificação no momento da vacinação.

Ônibus da saúde vai percorrer bairros e localidades para fazer a vacina
– Crédito: Prefeitura

Para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde, e pensando na proteção e segurança dos idosos, a vacinação para este grupo será feita exclusivamente na Unidade de Saúde Móvel do município, conforme cronograma. A vacinação para idosos acamados, pode ser agendada na Vigilância em Saúde pelos telefones: 3632-0138 ou 3632-1113

Nesta segunda-feira (23), serão vacinados na Unidade Móvel idosos da localidade de Volta do Anacleto e dos bairros Centro e Estação. Conforme cronograma abaixo:

23/mar
8:00 – 9:30: Volta do Anacleto na Igreja Católica

10:00 – 11:30: Bairro Estação na EMEI Emma Ramos de Moraes – Rua Tulipas nº 35

13:30 – 17:00: Centro na Vigilância em Saúde
Rua Cel. Antônio Inácio nº 118

A SMS ressalta que a pessoa a ser vacinada deve estar saudável e não apresentar febre. Se não estiver se sentindo bem, o ideal é aguardar a melhora para se vacinar.

O Ministério da Saúde também esclarece que as influenzas A e B são mais comuns que o Coronavírus e a campanha vacinação contra a gripe deve diminuir a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por esse motivo, é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha sejam vacinadas.

Segunda fase: 16/04
Professores; Profissionais da força de segurança e salvamento; Doentes crônicos; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e Puérperas.

Terceira fase: 09/05
Indígenas; Adolescentes sob medida socioeducativa; privados de liberdade; Funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Demais municípios

O cronograma de vacinação de cada município, locais, atendimento de unidades volantes e outras informações pode ser conferido nos sites das Prefeituras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here