Campanha de doações, com vakinha online, pix e rifa, arrecada recursos para o menino montenegrino de 9 anos conseguir a cura - Reprodução/FN

Desde fevereiro deste ano o menino Mateu Coitinho dos Santos está lutando contra a leucemia. Na última semana o montenegrino, de 9 anos, realizou exames em Barretos (São Paulo) e a boa notícia é que foi encontrado um doador 100% compatível. “Estamos muito felizes e confiantes”, comemora a mãe, Josiane Coitinho.

Mateu viaja em novembro para Barretos e no mês seguinte deve receber o transplante de medula óssea
– Reprodução/FN

Nesta semana Mateu retomou as quimioterapias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no final de novembro deve viajar para Barretos. O transplante de medula óssea está previsto para a primeira semana de dezembro. “Após o transplante deveremos ficar em Barretos por um período de 3 a 6 meses, dependendo a resposta do organismo do Mateu”, explica Josiane. Em razão das muitas despesas, incluindo hospedagem, alimentação e deslocamentos, foi lançada uma campanha de arrecadação que envolve várias ações. Foi criada uma vaquinha online que pode ser acessada pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/em-busca-da-cura-mateu. Doações também podem ser feitas pelo PIX, através do CPF 00483587036. E está sendo lançada uma rifa que terá entre os prêmios uma Smart TV , caixinha JBL e uma camiseta oficial do Grêmio autografada pelo Ferreirinha, jogador do qual Mateu é fã e inclusive fez um bate-bola num encontro especial.

Super Mateu

Menino é um super-herói na luta contra a leucemia
– Crédito: Vêrsa

Mateu é morador do bairro Senai, em Montenegro. “Sempre foi uma criança muito saudável, ativa e esperta. Adora jogar futebol e andar de bicicleta”, conta a mãe. Ela lembra que em fevereiro ele teve um pouco de febre e uma manchinha no rosto, que chamou mais a atenção. “Procuramos a pediatra e a doutora Ariadene Duarte pediu exames. No mesmo dia identificou um risco muito grande de leucemia. Ligou para Porto Alegre e após novos exames já encaminhou para o Hospital de Clínicas. Falou que era preciso atendimento urgente. A biopsia confirmou e no dia 11 de fevereiro o Mateu já realizou a primeira quimioterapia”, recorda.

Como a doença tem sido muito forte e persistente, em julho foi encaminhado para transplante de medula. Iniciou a busca de doadores no banco de medula. Em setembro foi informado que teria um possível doador compatível, mas que no Hospital de Clínicas só poderia ser feito o transplante a partir de abril do próximo ano, devido à fila de espera. Como Mateu corre contra o tempo, foi encaminhado para Barretos.

Mateu com o jogador Ferreirinha, de quem ganhou uma camiseta para a rifa
– Reprodução/FN

Mateu e a mãe devem viajar logo após o dia 20 de novembro, quando em São Paulo serão realizados mais exames e intensificado o tratamento com quimioterapia e radioterapia. Em seguida acontece o transplante de medula, com a expectativa de sucesso e a cura. Fica internado por cerca de vinte dias e segue em tratamento em Barretos por entre 3 e 6 meses, dependendo da recuperação. Se tudo der certo o acompanhamento médico poderá prosseguir em Porto Alegre. “Estamos muito felizes, agradecidos e esperançosos com a energia e orações. É uma batalha, mas vamos vencer”, agradece Josiane.

A ajuda financeira é muito importante. Mateu e Josiane precisam de um local para ficar em Barretos depois do transplante. E como Mateu estará sem imunidade, não pode ser um local compartilhado por mais pessoas, devido ao alto risco de infecção. Precisa de um local isolado e seguro.  “É muito difícil para uma mãe ver o filho passando por isso. O tratamento é intenso e doído. Mas o Mateu é um exemplo de força, sempre sorrindo e brincando. Mesmo nos dias mais difíceis sempre está sorrindo. Temos certeza da cura dele.”, afirma Josiane, agradecendo o apoio de todos. Lembrou da mobilização que já houve quando foi necessária a doação de sangue. “Quero agradecer a todo mundo que está ajudando e orando por mim. Estou muito feliz. Logo estarei curado e correndo nas ruas de Montenegro”, diz o Super Mateu, na arte do chargista Versa ganhou traje de super herói.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here