Enchente chegou ao centro de Montenegro - Reprodução/FN

Pela régua da CPRM, em Montenegro o rio Caí já superou a marca dos 8 metros. Chegou a subir uma média de 10 centímetros por hora durante a noite e madrugada. Mas agora no início da manhã a média tem sido de 4 centímetros por hora e às 7h30 marcava 8m11cm. Aos poucos vai perdendo força e a expectativa é de parar de subir nesta manhã, começando depois a baixar lentamente.

Inundação atinge vários bairros em Montenegro
– Crédito: Defesa Civil

Várias ruas, atingidas pela inundação, estão bloqueadas, principalmente nos bairros Industrial, Ferroviário, Municipal, Olaria, Tanac e outros. Beira do rio, Avenida Itália, Torbjorn Weibull perto da empresa Tanac, Osvaldo Aranha próximo ao campo da Brigada, entre outras. No centro da cidade a inundação já atinge pontos como a esquina das ruas Ramiro Barcelos e João Pessoa com a Fernando Ferrari, na altura de locais como Bar dos Pampas e Agropecuária Pilger.

Conforme a Defesa Civil, algumas pessoas tiveram de ser removidas, a maioria para casa de parentes ou amigos, sendo que 14 foram abrigados no ginásio da Escola Municipal Walter Bellian. Em caso de emergência deve ser feito contato com a Guarda Municipal ou com os Bombeiros (193).

No Caí está baixando

No Caí o rio já recuou mais de um metro e meio
– Crédito: Prefeitura

EM São Sebastião do Caí, pela régua da CPRM o rio chegou a atingir 14m04cm na noite passada, às 23h15. Já pela régua da Defesa Civil, que tem uma medição diferente, às 21h chegou a 14m40cm. Depois estabilizou e começou a baixar lentamente. Na régua da CPRM agora pela manhã, às 7h marcava 13m54cm, já tendo baixado um metro e meio. O certo é que está sendo uma das maiores enchentes dos últimos tempos. Aproximou-se da cheia de outubro de 2016, que registrou 14m66cm em São Sebastião do Caí. E com uma inundação tão grande, várias famílias, principalmente do bairro Navegantes, tiveram que ser removidas, a maioria para a casa de parentes ou amigos, mas outras de desabrigados foram para o ginásio do bairro Rio Branco. Várias vias ficaram interrompidas e também está bloqueada a RS 124, que liga com Pareci Novo e Harmonia, nos trechos do Matiel e do Morro Peixoto.

A boa notícia é de que não deve chover nesta quinta e sexta-feira, conforme a previsão do Climatempo. Mas existe a previsão da chuva retornar no final de semana, com cerca de 10 milímetros no sábado e 5 milímetros no domingo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here