Rio deve estabilizar quando chegar a 11 metros Renato Klein/FN

O rio Caí continuou subindo durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje. Agora pela manhã, conforme régua da CPRM na antiga barca de São Sebastião do Caí, às 8 horas apontava 10m23cm. Com isso já alcançava a cota de inundação que é de 10 metros. Mas mesmo ainda subindo um pouco, 16 centímetros entre 7h e 8h, a tendência é de que logo estabilize e ainda pela manhã já comece a baixar. Conforme o coordenador da Defesa Civil em São Sebastião do Caí, Pedrinho Griebler, mesmo que o rio saia do seu leito normal, não deve ter enchente e felizmente não haverá a necessidade de remoção de famílias.

Defesa Civil continua monitorando, mas não será necessária a remoção de famílias no Caí    Renato Klein/FN

Em Montenegro o rio também continua subindo. Às 8h30min da manhã de hoje alcançou 5 metros e 2 centímetros pela régua da CPRM. Subiu 16 centímetros na última hora. A cota ainda é de alerta. Mesmo que se aproxime da cota de inundação de 6 metros, não deve ter enchente. Segundo o coordenador da Defesa Civil na cidade, Elton da Silva, a equipe continua em alerta e monitorando, mas a situação está tranqüila. O único atendimento que foi necessário ainda ontem teria sido o fornecimento de lona. A Defesa Civil de Montenegro foi informada que pelo menos duas famílias, nos bairros Santo Antônio e Faxinal, tiveram casas destelhadas em razão dos fortes ventos.

 

A boa notícia é de que na Serra o rio já baixou bastante. Em Caxias do Sul, aonde chegou a subir 4 metros até a noite de ontem, já baixou mais de um metro e meio. E não tem previsão de muita instabilidade para hoje. Pode até ter uma pequena chuva neste sábado, mas não deve passar de 5 milímetros.  E o restante do final de semana deverá ser de tempo seco. O único alerta é de que pode voltar a ter vento forte, além de muito frio, com as temperaturas podendo chegar aos 4 graus no domingo, inclusive com a possibilidade de geada.

Deixe seu comentário