Nos dois municípios chegou perto da cota de inundação, mas no início da manhã deste domingo o nível começou a baixar e não terá enchente - Crédito: Defesa Civil de Montenegro

O nível do rio Caí, em São Sebastião do Caí, subiu até a madrugada deste domingo, dia 6. Pelo monitoramento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) chegou a 9m06cm às 3h30min. E aí começou a baixar lentamente. No início da manhã de hoje, às 8h estava em 8m94, tendo baixado 12 centímetros.

Como a cota de inundação no Caí, pela régua da CPRM instalada na antiga barca, é a partir dos 10 metros, não chegou a ter enchente. O coordenador da Defesa Civil no Caí, Pedrinho Griebler, já tinha previsto ontem que provavelmente não teria enchente, já que a chuva era esparsa e o rio estava escoando. Faltou pouco, mas felizmente as ruas e casas não chegaram a ser tomadas por inundação. Por sorte não tivemos nenhuma enchente neste ano. Em 2018 chegaram a ocorrer duas, mas de pequeno porte.

Em Montenegro o rio chegou a 5m47cm às 7 horas da manhã deste domingo. A cota de inundação, pela régua da CPRM, é de 6 metros. Como parou de subir desde o início da manhã e às 8h15 já tinha baixado 17 centímetros, também não terá enchente em Montenegro. O rio chegou a subir mais de 4 metros, mas felizmente não chegou a ter inundação.

Nos demais municípios monitorados pela CPRM na região, na Serra e no Vale do Caí, o rio já baixou consideravelmente e nem está mais em cota de alerta e atenção, com a situação estando normalizada. Como a tendência é de diminuir a chuva e parar já neste domingo, a tendência é de que não tenha enchente. Alguns alagamentos podem ocorrer devido ao nível alto dos arroios e da região das várzeas. Mas a partir de amanhã, segunda-feira, a previsão é de que o sol retorne e pelas previsões teremos uma semana de tempo seco.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here