Enchente deve ser semelhante a da semana passada e menor do que a esta última - Crédito: Prefeitura do Caí

É difícil se fazer projeções quando se trata de possibilidade de enchente. Mesmo com a tecnologia e o monitoramento das partes mais altas, muitas vezes a elevação do nível do rio Caí surpreende. Foi o que aconteceu, por exemplo, nesta última semana, quando o rio teve um crescimento assustador e ultrapassou os 14 metros em São Sebastião do Caí e os 8 metros em Montenegro, numa enchente de grande porte. Na semana anterior já tinha ocorrido uma enchente menor, de cerca de 12 metros no Caí. E agora, após mais um considerável volume de chuva e o represamento devido ao alto nível do rio Jacuí, onde as águas do rio Caí deságuam, novamente se tem o risco de outra cheia, provavelmente menor, equivalente a da semana anterior. É a projetação da Defesa Civil.

Pela régua da Defesa Civil do Caí, às 19h o rio estava em 10m22, subindo 24 centímetros por hora. Na hora seguinte, às 20h, marcava 10m40, tendo subido 18 centímetros. A previsão da Defesa Civil é de que as águas continuem a subir por mais 12 horas aproximadamente, ou seja, até o início da manhã desta segunda-feira, dia 13. A projeção de momento é que o pico fique por volta dos 12 metros, com uma variação para mais ou para menos dependendo do volume de água que desça da Serra. A Administração Municipal ressalta que a projeção do nível das águas será revisada ao longo da noite e madrugada e corrigida se necessário. Toda a estrutura da Defesa Civil Municipal e equipes da prefeitura estão de prontidão para a necessidade de novas remoções. No fim da tarde de hoje, a prefeitura fez a remoção de mais três famílias que solicitaram a retirada por estarem em áreas que alagam a partir dos 11,50 metros de nível do rio. As 39 famílias alojadas nos dois abrigos do bairro Rio Branco, que iriam começar o retorno para casa nesta segunda-feira, deverão ter de esperar mais alguns dias para poder voltar.

Pela régua da CPRM, no Caí o rio estava em 10m22 às 20h, tendo subido 13 centímetros na última hora e já entrado na cota de inundação. A projeção é de que pelas 3 horas da madrugada esteja em 11m11. Já em Montenegro a régua da CPRM marcava 5m94 às 19h30 e a projeção é de que esteja em 6m39 às 3 da madrugada. A Defesa Civil de Montenegro projeta uma enchente de pequeno para médio porte, de no máximo 7m20.

Na Feliz o rio estava em 5m60cm às 19h, já tendo baixado 10 centímetros em uma hora. Em Bom Princípio o ritmo de elevação está diminuindo, mas já causou alguns transtornos, como a interrupção do trânsito na estrada para o Passo Selbach, pelo Paredão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here