No Caí a cota já é de inundação e o rio continua subindo - Fábio Fuchs Klein/FN

Pela régua da CPRM na antiga barca do Caí, o rio superou os 10 metros e já está em cota de inundação. No horário das 15h a régua marcou 10 metros e 4 centímetros. Desde a última segunda-feira subiu quase 7 metros. Mas está subindo mais lentamente. Se antes subia cerca de 20 centímetros por hora, agora não passou de 8 centímetros. E a tendência é diminuir ainda mais, pois já está baixando na Serra.

Mesmo que o rio saia do leito a partir dos 10 metros, a enchente mesmo no Caí ocorre depois dos 11 metros, quando a água invade ruas, principalmente no bairro Navegantes. O coordenador da Defesa Civil no Caí, Pedrinho Griebler, acredita que o nível não ultrapasse os 11 metros, devendo encher até o início da noite de hoje e depois já começa a baixar. Com isso, deverá ser uma enchente pequena, semelhante a do final de agosto, sem a necessidade de remoção de famílias.

Na região da Serra, como em Caxias do Sul, conforme régua da CPRM o rio Caí chegou a subir mais de 3 metros até a madrugada de hoje, mas depois baixou quase um metro. Em São Vendelino o arroio Forromeco subiu mais de 2 metros até a noite passada, mas após já baixou cerca de 60 centímetros. Já em Bom Princípio, perto do meio-dia o rio estava 9m29cm e o arroio Forromeco 3m81cm.

Em Montenegro o rio também já está próximo da cota de inundação
– Sílvio Kael/Reprodução

Em Montenegro o rio subiu quase 4 metros, também se aproximando da cota de inundação que é de 6 metros. Na tarde de hoje, quarta-feira, às 15h30 a régua da CPRM marcava 5m59cm, ainda em cota de alerta. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Elton da Silva, a situação ainda está tranqüila, mas o rio está sendo monitorado e a equipe está em alerta.

A previsão é de mais chuva para hoje na Serra, devendo somar cerca de 24 milímetros. Já a partir de amanhã, quinta-feira, até sábado, a chuva deve parar, mas pode voltar no domingo. Em Montenegro e no Caí também tem mais previsão de chuva para esta quarta-feira, mas de apenas 5 milímetros. Para quinta, sexta-feira e sábado não tem previsão de chuva. Mas para o próximo domingo a previsão aponta um grande volume de chuva, que pode chegar a 56 milímetros. Por isso segue o alerta.

Deixe seu comentário