Enchente em Montenegro é de grande porte - Crédito: Jaime Buttenbender

Imagens do dia 9 de julho às 7:35,em Montenegro.Imagens de Jaime Buttenbender

Publicado por Fato Novo em Quinta-feira, 9 de julho de 2020

O rio Caí chegou a 8m18cm, em Montenegro, pela régua da CPRM, às 11h30min da manhã desta quinta-feira, dia 9. Ainda está oscilando um pouco, mas estabilizou, inclusive já devendo começar a baixar lentamente. Subiu quase 4 metros e meio desde a última terça-feira, com a água tomando várias ruas, principalmente dos bairros Industrial, Ferroviário, Municipal, Olaria, Tanac e outros, inclusive chegando na parte central da cidade, numa enchente considerada de grande porte. Muitas vias foram fechadas, impedindo a passagem de veículos devido a inundação.

Defesa Civil e Bombeiros ainda estão removendo famílias
– Crédito: Defesa Civil

A Defesa Civil e os Bombeiros removeram várias pessoas, a maioria para casa de parentes ou amigos, sendo que 12 foram abrigados no ginásio da Escola Municipal Walter Bellian. Em caso de emergência deve ser feito contato com a Guarda Municipal ou com os Bombeiros (193). “Estamos com três barcos, dois dos Bombeiros e um da Patram. E as remoções vão continuar”, diz o tenente Elton Silva, coordenador da Defesa Civil.

https://photos.app.goo.gl/gN3BbxdiexWiMMyu6

 

No Caí baixou quase 2 metros

Ainda não tem previsão da volta das famílias para casa
– Crédito: Prefeitura do Caí

EM São Sebastião do Caí, pela régua da CPRM o rio chegou a atingir 14m04cm na noite passada, às 23h15. E no final da manhã de hoje, quinta-feira, às 11h marcava 13m17cm, já tendo baixado quase dois metros. Já pela régua da Defesa Civil, que tem uma medição diferente, às 23h chegou a 14m45cm. Depois estabilizou e começou a baixar lentamente, sendo que às 8h da manhã de hoje estava em 13m50. O certo é que foi uma das maiores enchentes dos últimos tempos. Aproximou-se da cheia de outubro de 2016, que registrou 14m66cm em São Sebastião do Caí. E com uma inundação tão grande, várias famílias, principalmente do bairro Navegantes, tiveram que ser removidas, a maioria para a casa de parentes ou amigos, mas outras de desabrigados foram para o ginásio do bairro Rio Branco. Várias vias ficaram interrompidas e também está bloqueada a RS 124, que liga com Pareci Novo e Harmonia, nos trechos do Matiel e do Morro Peixoto.

A boa notícia é que hoje o tempo está bom e não deve chover nesta quinta e sexta-feira, conforme a previsão do Climatempo. Mas existe a previsão da chuva retornar no final de semana, com cerca de 10 milímetros no sábado e 5 milímetros no domingo. Mesmo assim, as mais de 50 famílias, cerca de 150 pessoas, que tiveram de deixar suas casas e foram abrigadas no ginásio de esportes e no salão da Igreja Católica do bairro Rio Branco, permanecem nestes locais e ainda não tem uma previsão para retorno. Segundo a Defesa Civil, entre desabrigados, pessoas que ficaram com casas isoladas, mas que não saíram de suas propriedades, e outras tiveram de ir para residências de parentes e amigos, 1,7 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pela cheia do Rio Caí.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here