No Caí o rio subiu mais de 4 metros e meio desde ontem - Crédito: CPRM/Reprodução

A Defesa Civil do Estado já tinha alertado que a partir de quarta-feira, dia 2, a previsão era de um volume intenso de chuva. E isso está se confirmando. A previsão, segundo o Climatempo, é de que a chuva vai continuar neste sábado, dia 5, no Vale do Caí, mas deve diminuir no domingo. Já na segunda-feira, dia 7, deverá ter a volta do sol. A previsão é de que a próxima semana seja toda de tempo seco.

Em razão do grande volume de chuva, a Defesa Civil está em alerta nos municípios da região. Além do rio Caí ter subido consideravelmente, os arroios da região, que são afluentes do rio, também estão com níveis elevados, alguns chegando a transbordar.

Na Serra o rio Caí também subiu bastante. Conforme a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que faz o monitoramento e divulga através da internet, a régua de Nova Palmeira, em Caxias do Sul, aponta que o nível do rio subiu cerca de 2 metros desde ontem, sexta-feira, chegando na noite passada na cota de atenção. Depois diminuiu em torno de meio metro, mas hoje pela manhã está novamente subindo.

Nos maiores municípios da região – Montenegro e São Sebastião do Caí, que mais costumam sofrer com as enchentes, a Defesa Civil também está em alerta.

Em São Sebastião do Caí, conforme o coordenador da Defesa Civil, Pedrinho Griebler, o rio Caí está subindo uma média de 10 centímetros por hora. “Já choveu 70 milímetros nas últimas 48 horas na bacia do Rio Caí. A previsão é de chover ainda mais 40 milímetros nas próximas 48 horas. Se a chuva se mantiver esparsa, como agora, o rio consegue escoar”, afirma Pedrinho, com sua experiência. Como não está chovendo forte e deve parar amanhã, a expectativa é de que não deverá ter enchente. Pelo monitoramento da Defesa Civil do Caí, às 8h da manhã de hoje o rio estava em 7m65cm.

Pela régua da CPRM, que fica junto da antiga barca do Caí, entre ontem e às 9 horas da manhã deste sábado, o rio subiu mais de 4 metros e meio, atingindo 7m68cm. Portanto já alcançou a cota de alerta, que é a partir de 7m50cm. Mas para ter enchente tem que superar os 10 metros.

No cais do porto de Montenegro o rio está quase no mesmo nível da Rua Álvaro de Moraes – Crédito: Defesa Civil

Em Montenegro a Defesa Civil também está monitorando a situação do rio Caí e dos arroios. De acordo com a régua da CPRM no Passo Montenegro, desde ontem o rio subiu cerca de 3 metros. Na manhã de hoje, sábado, às 9h15, estava em 4m24cm. Portanto também já chegou na cota de alerta, que é acima de 4 metros.

Neste ano, felizmente, não tivemos nenhuma enchente. No ano passado ocorreram duas de pequeno porte, entre agosto e setembro.

Em Montenegro o rio subiu mais de 3 metros até o início da manhã deste sábado – Crédito: CPRM/Reprodução

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here