Consumidores reclamam que contas da luz aumentaram muito durante a pandemia - Reprodução/FN

A reportagem do Fato Novo encaminhou para a Assessoria de Imprensa da RGE um pedido de esclarecimentos sobre as várias reclamações quanto ao aumento nas contas de luz durante a pandemia e sobre a forma como estaria ocorrendo à leitura do consumo de energia elétrica dos usuários. Nas redes sociais, inclusive no facebook do Fato Novo, são muitas as reclamações. Nos municípios, como São Sebastião do Caí e Montenegro, foram feitos encaminhamentos junto a RGE, Procon e até Ministério Público. Também ocorreu uma reunião, na última quarta-feira, através de videoconferência, promovida pela Assembleia Legislativa, para discutir o tema, já que as reclamações ocorrem em vários municípios do Estado.

Nota de esclarecimento da RGE

A RGE, distribuidora de energia elétrica do Grupo CPFL que atende 381 municípios gaúchos, cerca de 2,9 milhões de clientes, esclarece as dúvidas em relação ao faturamento efetuado desde que se iniciou o período de quarentena provocado pela COVID-19.

Em 24 de março, a ANEEL publicou a Resolução Normativa 878/2020, autorizando, por 90 dias, que as distribuidoras de todo o Brasil efetuem o faturamento pela média aritmética dos últimos 12 meses de consumo do cliente, eliminando a necessidade de visita presencial. Como alternativa para evitar faturamentos por estimativa, a ANEEL autorizou aos clientes a  possiblidade da realização da autoleitura, sendo o cliente responsável por informar sua leitura por meios dos canais de atendimento da distribuidora. Ambas as opções foram habilitadas e divulgadas pela empresa e estão disponíveis em seus canais de comunicação com a população.

A RGE vem utilizando essa possibilidade apenas em casos de extrema necessidade, uma vez que a circulação de seus colaboradores pode estar restrita em algumas localidades devido a decisões das autoridades municipais. Além das possíveis restrições de circulação, a empresa ficou impossibilitada de fazer a leitura de consumo de todos os clientes da sua área de concessão no período de 06 a 15 de abril, obedecendo decisão liminar da Justiça do Trabalho, que proibiu as atividades dos agentes comerciais da RGE. Neste período, o faturamento dos clientes foi realizado pela média dos últimos 12 meses, ou pela autoleitura realizada pelo cliente.

A RGE ressalta que o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e sendo executado de forma presencial desde 15 de abril, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. Importante também destacar que as faturas emitidas em maio para os clientes estão considerando a leitura real, feita em campo, compensando assim eventuais diferenças no valor da fatura, sejam a maior ou a menor. Não é necessária nenhuma ação dos clientes, a compensação acontece de forma automática pela RGE, e os valores das faturas de maio já contam com estes ajustes.

Aumento de consumo – A RGE alerta, ainda, para o uso racional e consciente da energia elétrica. Neste período de quarentena o consumo pode estar elevado porque as pessoas ficam mais tempo em casa ou mesmo trabalham de casa. Quanto maior o consumo, maior será o valor da conta mensal. Portanto, a distribuidora faz algumas recomendações aos clientes:

  • não deixarem lâmpadas acesas ou equipamentos ligados sem necessidade
  • evitarem o abre e fecha da geladeira
  • acumular roupas para lavar e passar, evitando o liga desliga de máquinas lavadoras e ferros elétricos
  • deixar o computador hibernado ou até desligado se não estiver utilizando
  • reduzir o tempo de uso do ar condicionado

O consumo de energia elétrica pode ser acompanhado na própria conta, onde consta o histórico dos últimos meses. Observando essas informações é possível adotar novos hábitos e reduzir o consumo no mês seguinte.

Atendimento – Os clientes que tenham dúvidas em relação às suas contas devem entrar em contato com a RGE, através dos canais de atendimento, para que os casos pontuais sejam analisados individualmente. 

Canais Digitas da RGE 

  • Site www.rge-rs.com.br
  • Aplicativo CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
  • SMS grátis. Basta enviar CONTA e o CÓDIGO DE CLIENTE

para o número 27350

  • Call Center RGE: 0800 970 0900

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